A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

sábado, outubro 20, 2007

Idosos e eutanásia

"Devemos perguntar, e exigir a Sócrates se pergunte quais as razões pelas quais quarente e sete por cento dos velhos portugueses aceita como boa a eutanásia? Porque o Governa os despreza, espezinha, explora, humilha, vexa, ... não os ama"
Baptista Bastos
Jornal de Negócios

Não há pior cego do que aquele que não quer ver.
Não podemos mudar a realidade segundo os nossos desejos.
Devemos ser sérios na sua avaliação.
Não podemos pensá-la com quadros ideológicos rígidos e sectários.

Os idosos sentem-se sós, tristes e abandonados.

A culpa deve ser repartida pelas famílias, pelas politicas governamentais e pela sociedade civil.

O abandono a que as famílias votam os idosos, as politicas de segurança social e de saúde (ou a falta delas) e o reduzido empenho da sociedade civil é que são responsáveis pela solidão dos idosos.
A solidão será responsável pelo desejo de morrer.
O desejo de morrer será responsável pela vontade de eutanásia.

2 comentários:

Anónimo disse...

Que lhes resta?
Não me admira que prefiram este resultado.
A vida, muitas vezes, acaba muito antes da morte.
Como diz a nossa gente " antes a morte que tal sorte".

Anónimo disse...

É o túnel sem luz ao fundo - e sem que tenha havido tempo para criar uma mutação que nos adapte à nova situação.Neste limiar do século 21 impõs-se, de facto, esta nova faceta da longevidade humana - para a qual não se estava , naturalmente , preparado; alertado,sim , mas não preparado.E agora temos mais este problema nas mãos . E o blog, meus caros, também tem aqui um papel a desempenhar ,em articulação com outras actividades que não nos são estranhas.