A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

sexta-feira, maio 16, 2008

Contra a Corrente

" Se quisermos ser sérios temos de concluir que hoje a natalidade diminui porque as pessoas tendem a ser mais responsáveis em relação aos filhos e porque mulheres e homens estão indisponíveis para trocar a possibilidade da realização profissional pela exclusividade da vida familiar. Já agora, sublinhe-se que se essa diminuição pode parecer egoísta à escala nacional, para quem tiver consciência da realidade global do crescimento populacional num mundo finito a mesma diminuição constitui elemento fundamental da solidariedade intergeracional. Ou seja, porque recusa a instrumentalização dos filhos e contribui para a sustentabilidade da vida humana à escala planetária, a baixa da natalidade constitui uma das maiores conquistas civilizacionais do nosso tempo."

Do blogue "O Canhoto"

===================================================

"Uma notícia ventilada no Yahoo News do Reino Unido a semana passada dizia que os gigantes do petróleo mundial facturavam £3m por hora e que isso irritava a maioria da população inglesa. Não tanto por questões de equidade ou justiça social, mas porque o preço da "gota" estava cada vez mais caro para a bolsa dos automobilistas.

Ora bem, se as pessoas sentem que as petrolíferas lhes estão a ir ao bolso, que tal começarem a utilizar com mais frequência a rede pública de transportes ou enrijecerem os gémeos? O ambiente agradece, os senhores do petróleo nem por isso. Eu cá por mim não me importo de pagar mais aos Senhores pelo meu comodismo e conforto (...)."
Do blogue "Bichos-carpinteiros"
===================================================

Postas oportunas, em tempos de "pensamento único", a respeito de temas como a natalidade e o preço do petróleo, sobre os quais se aceitam muitas vezes como boas opiniões acéfalas...

Sem comentários: