A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

quarta-feira, maio 21, 2008

Custo de vida

Diz O Jumento:

Sejamos claros, a única forma de responder ao aumento do preço dos combustíveis está em poupá-los, só que, incrivelmente, isso não está a acontecer. Os preços dos combustíveis sobem, os preços dos produtos alimentares disparam, o desemprego aumenta e não se nota uma atitude colectiva no sentido de poupar um recurso escasso e cada vez mais caro.

Os automobilistas não resistem ao carro, os edifícios continuam burros numa perspectiva energética, as empresas pouca importância dão às poupanças energéticas não investindo em tecnologias mais evoluídas. Pouco ou nada se faz para poupar combustível ou para que este seja usado de uma forma mais eficaz. Comportamo-nos como nababos das arábias.

Com o défice comercial a agravar-se, algo que de que estamos esquecidos graças ao Euro, não faz qualquer sentido adoptar medidas que estimulem o consumo de combustível ou que favoreçam a preguiça em poupá-lo. A factura mais cara que estamos a pagar nem é a conta que cada um de nós paga quando vai à estação de serviços, é a hemorragia de riqueza nacional que o preço do crude está a provocar na economia nacional., mas isso não parece preocupar ninguém.

...e com razão, temos de racionalizar todos os consumos, caso contrário o custo de vida não deixará de continuar a subir.
Seja qual for o governo!

4 comentários:

IFFT disse...

Então expliquem-me o que se passa na Ericeira. O Presidente da Câmara
usava óleos, depois de utilizados na culinária e na mecânica, em substituição dos combustiveis normais nas viaturas pertencentes à Câmara, como forma de poupar umas "coroas" e o ambiente.
Qual não é o seu espanto e o dos seus munícipes, e de muitos portugueses, quando a Direcção Geral das Finanças o intima ao pagamento de uma pesada coima e o proibe de continuar na prática de tal procedimento.
Então vamos poupar o quê?
Talvez as palavras de apoio ao actual governo...

DuarteO disse...

O dito cujo está cheio de contradições!
Se calhar mais as contra do que as dições!
Mas os dois anteriores, meu Deus, é emigrar...!
E viva o SCP para te contentar...

Anónimo disse...

Os governos querem lá saber de trocos.Só de tricas... Mas a questão está realmente bem levantada e o exemplo dado ilustra a falta de sensibilidade para os pequenos passos que ajudam a criar a dinâmica de poupança que é urgente.Como há dias li, a população mundial que consome produtos de origem fóssil mais do que duplicou em meia dúzia de anos. E agora, mais que nunca antes, tudo serve para fazer subir o preço do crude.A chuva, o sol, o vento, a paz , a guerra, a suspeita de todos estes factores e o seu contr´rio , qualquer doença desconhecida, fenómenos naturais ou inventadas ameaças de pragas de todas as espécies concorrem para que os preços subam, subam e nunca se lembrem de descer.Há quantas dezenas de anos se fala já de energias alternativas? O que foi feito?Pelos vistos, só vai parar nos 200 dólares, como sem vergonha já se disse publicamente.Já esteve bem mais longe...

Anónimo disse...

É só para ler e descontraiir.
Qual é a razão porque eu ainda
mantenho o meu velho Datsum 1200.
Resposta :Porque posso desligar ao
fundo e minima poliação.
Tambem estarei em perigo de multa
se aparece a brigada da GNR.??
Já agora...
BV.