A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

quinta-feira, maio 29, 2008

Laranjas com presunto...

Na TV, nos jornais e nos blogues só se fala dos Laranjas dado que têm eleições à porta para escolherem o seu chefe.

De tanto se falar em laranjas resolvi ir ver como vão as minhas 6 laranjeiras e tentar perceber se já estão a precisar do tratamento contra a mosca.

No meio desta laranjal lembrei-me de uma história curiosa que se passou comigo há mais de 20 anos.

Na consulta hospitalar, trazido pelo filho, apareceu um velhote de uma aldeia próxima que estava com uma profunda depressão, julgando o filho que desta não escapava.

Depois dos trâmites normais da consulta propus ao filho que o pai fosse internado para o tratamento ser mais eficaz.

O filho desesperado, pensando que era para o pai morrer assistido, concordou.

Ao fim de cerca de 2 meses de tratamento o doente teve alta completamente restabelecido.

O filho, sentindo que tinha sido feito um “milagre”, apareceu-me em casa com um presunto dizendo que era para demonstrar a sua gratidão.

Ripostei dizendo que não aceitava, que ele era pobre, que comesse ele e o pai o dito presunto, e terminei:

- Não quero desconsiderá-lo, mas só aceito se for alguma coisa que produza e que lhe não faça falta.

Ele contrapôs:

- Tenho muitas laranjas, aceita um cestinho delas?

E eu:

- Claro que sim, isso é da sua lavra, não gastou dinheiro a comprá-las, por isso aceito.

Uns dias depois voltou a aparecer em minha casa com um cesto de laranjas e referiu:

- Olhe senhor doutor pode ficar também com o cesto porque é muito jeitoso e tenho muito gosto em oferecer-lho.

Anuí, para ele não pensar que não aceitava reconhecimento de pobre.

Qual não foi o meu espanto quando, ao retirar as laranjas do cesto, verifiquei que no fundo estava o dito cujo presunto!

Confesso que fiquei surpreendido com este acto de esperteza popular e ri a bom rir pela forma como fui "levado"!

E foi assim que comi laranjas com presunto!

E foi assim que a prática me ensinou que há uma cultura livresca e uma cultura popular e que devemos conhecê-las e respeitá-las a ambas!


5 comentários:

H.B. disse...

Se calhar não as comeste todas . De certeza deixaste algumas podres que ainda andam por aí ....

Anónimo disse...

Nunca fiz essa junção,mas acredito que seja óptima!

Anónimo disse...

As laranjas,enquanto fruto das laranjeiras, são óptimas de qualquer maneira normal.Com pato assado , que delícia!...
As "outras" que por aí andam e que não são fruto da terra é deixá-las... viver nas suas convicções conflituais até que encontrem rumo e alguma calma.A ver vamos...

Anónimo disse...

Osório não me leves a mal, mas digo-te cá do fundo que o artigo
que veio ao Blog foi dos que mais gostei ulimamente e até me comoveu.
A saúde é a melhor coisa que se pode ter na vida e quando há um médico que fez alguma coisa por nós ,todo o agradecimento é pouco.
Muito bem caríssumo Osório e é nestas histórias verdadeiras que deveriamos concentrar o nosso blog,pois o nosso é diferente e com nota alta de muito bom.Deixa lá Bartolomeu diz o HB.que os nossos
escrivas são e luxo e há tantos
qu poderiam vir e não se lhe proporciona.
Como é que se diz.EM FRENTE CONTINUAR
BV.

A propósito de laranjas,vou contar-te uma autêntica passada na
Guiné.AS coisas estavam a correr mal e tiveram que intervir na zona
onde estava os" para "e a proteção
da força aérea.
Mais uma operação . Saimos ao meio
dia para toda a gente nos ver bem.
Mas antes de sair o CMDT. disse-nos
váris veses aos graduados ,se
aparecerem os "homens" só me dizem lARANJA (ERA O CÓDIGO) DELE
PARA A BASE EM BISSAU ,que os t 6
vão imediatamente.
Repetindo isto veses sem fim, um
alferes disse-lhe fique descansado
meu CMDT. que se for preciso nós
até dizemos laranjada.
Esta é verdadeira
um abraço BV.

IFFT disse...

Ainda acabas por aprender...
Com um abraço.