A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

sábado, janeiro 10, 2009

Já ...

A crise económica vai aumentar a tensão entre os casais, porque se o mundo mudou muito, não mudou tanto como à primeira vista pode parecer, e o dinheiro continua a ser um tema tabu, com significado diferente para o sexo masculino e feminino. Diferenças que se vão tornar ainda mais evidentes quando as contas bancárias se aproximam do zero.
Os homens tendem a associar o dinheiro, nomeadamente o seu ordenado, a poder e respeito, enquanto que as raparigas foram educadas para a ideia de que não é vergonha nenhuma serem dependentes, vulneráveis e até sustentadas, se necessário, pelo marido. Dai que o desemprego e a necessidade de alterar o nível de vida sejam sentidos pelo homem como um atentado à sua auto-estima, enquanto que elas tratam o assunto de uma forma mais prática e fria. Mas como pressentem que o assunto é delicado tendem a calá-lo. É quase impossível, por exemplo, encontrar uma mulher que fale do seu vencimento em frente do marido caso ganhe mais do que ele.
Daí o conselho de que os casais se preparem para a recessão em conjunto, discutindo entre si uma estratégia de gastos (jantar fora uma vez por semana é um luxo ou uma necessidade?), decidindo a verba que cada um tem a liberdade de gastar sem prestar contas ao outro.
Porque neste capítulo não há lugar a ingenuidades: o dinheiro importa pouco quando há muito, mas torna-se numa bomba prestes a explodir quando falta. Por isso, se quer proteger a sua família do crash, abra o jogo já .
Excertos do Destak de hoje

3 comentários:

Anónimo disse...

Achas q as raparigas foram educadas para seram dependentes do marido ????
Estás muito errado, nós fomos educadas para sermos independentes e trabalhar como qualquer homem, excepto para os trabalhos muito pesados! .....
C.

Anónimo disse...

serem claro está!
c.

Anónimo disse...

O Destak é seguramente feito por anciãos!!!
Mas suspeito que o tema será melindroso para muita gente, mesmo casais com iguais posses mas que nunca tiveram que testar-se numa situação de menor fartura económica. Porque também será verdade que muita gente gasta,gastava ou gastaria mais do que a carteira lhes permitia!!! O que será terrível, terrível mesmo é ficar desempregado!O Estado que trate de se dotar de meios adequados para acorrer a esse acréscimo de apoio urgente.