A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

sexta-feira, outubro 06, 2006

Os nossos professores

Retrospectiva de postagens no âmbito do 1º aniversário do blogue.
Postagem publicada em 6/10/2006

A esta distâncias os nossos professores do Liceu agigantam-se. Os binóculos do tempo não são orientados ao contrário. Por milagre: estão sempre a aumentar, a aumentar. Talvez seja o mito.
Talvez. Que eram grandes professores, eram.
Não vou falar desses dois mestres extraordinários: Lolita e Videira Pires.
Quero recordar o Dr. Pacheco. Também ele me deixou a sua impressão digital.
Em quê? No conceito de ironia.
Perante a leitura literal que um colega nosso fazia de dois versos irónicos do episódio do Veloso, n' "Os Lusíadas", ainda o ouço, agora, com estes 45 anos de distância: "Ó mánino, isso é ironia."
Nessa altura ainda não previa os equívocos a que a ironia se presta. Nem ele o disse, mas ensinou-me uma coisa para toda a vida. Ensinou-nos. Não é verdade, Isaías?
Voltarei aos nossos professores. Sou obrigado a isso. A luz deles ainda me chega. Parecem galáxias distantes que a cada passo vêm ter comigo.
Voltarei aos tempos do papel de ferro que a Teresa, com felicidade e talento, nos recordou.
Irei falando também dos tempos presentes. Somos memória mas vivemos a actualidade.
Com a preocupação de não enfadar. Vocês o dirão. Ou eu o "sentirei". Oxalá.

Por falar em actualidade ...
Almada Negreiros escreveu que havia milhares de livros "Como salvar Portugal". Só faltava salvá-lo.
Agora digo eu: O Doutor Cavaco, ou alguém por ele, alinhou umas frases sobre a maneira de combater a corrupção. Só falta combatê-la.

By Quintas

Nota : Andei à procura na net e não só, de alguma coisa sobre os profs que para ti foram dois mestres extraordinários . Para o Padre Videira Pires consegui o artigo que em baixo é apresentado e para a Lolita a foto que junto . Um grande abraço..Hélder

3 comentários:

Anónimo disse...

O mundo efectivamente é um somatório de recordações ,tantas vezes, esquecidas injustamente. Passados todos estes anos vieram ter comigo os nossos inolvidáveis professores, que são corresponsáveis,e de que maneira, com as personalidades que somos e, indirectamente, com as vidas que trilhámos.Estarei neste momento a escrever este texto,porque tive como professsora de Português a injustiçada "fera " Drª Gracinda ? Terá sido pela Drª Etelvina, no meu exame de 7º Ano,graças aos seus al-
tos critérios de tolerância e solidariedade, soube analisar os meus parcos conhecimentos referentes à cadeira de Física-Química e permitiu dessa forma que eu continuasse em frente ? Isaías.

Anónimo disse...

QUINTAS.LI ATENTO O TEXTO RELATIVO
AOS N/PROFESSORES.GOSTEI DA TUA
INTERVENÇÃO E PODES CONTINUAR QUE
NÃO ENFADAS.
UM ABRAÇO DO BARTOLOMEU
PEDIA-TE O FAVOR DE CONTACTAR O ROGÉRIO,E QUE ESCREVA A DO BURRO
DA TORRE DA BABILÓNIA.
UM ABRAÇO PARA ELE

Anónimo disse...

Os professores nunca morrem enquanto perdurarem na lembrança dos alunos.
Um consolo para quem é professor! Porque professor é-se toda a vida.

Maria M.