A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

quarta-feira, outubro 04, 2006

Prémio Nobel

Estamos na altura. Para mim é um momento mágico.

No campo da medicina há sempre a preocupação de uma aplicação prática e imediata. A investigação científica não pretende aplicações práticas e imediatas mas a explicação da natureza. É fascinante entendê-la. Isso basta. Ou bonda como diríamos em Rebordãos.

Watson, um dos que ganhou devido à estrutura do DNA, disse numa entrevista que durante os vinte anos seguintes não achou qualquer aplicação prática da sua descoberta. Só, vinte anos depois, devido à nova possibilidade de métodos de amplificação do DNA, é que começaram as aplicações práticas.

Ainda sobre o Nobel: estou ansioso por saber quem ganha o da literatura. O meu palpite vai para Salman Rushdie. Há outro que merece: o americano Roth. Ou o nosso Lobo Antunes.

Quintas

3 comentários:

H.B. disse...

Agradeço a tua colaboração e espero tragas à ribalta os temas que mais te agradarem.Um grande abraço

Anónimo disse...

Gostei do teu post.
Achas que se eu um dia "conseguir agarrar o arco-íris", tenho direito ao Nobel??

Anónimo disse...

Porque também tenho um certo "fascínio"por alguns prémios Nobel, hoje reli a tua escrita e vou tentar fazer um comentário " mais sério" para te provar que quando disse , gostei do teu post, gostei mesmo.

Referes o trabalho de Watson e Crick( com apenas 21 e 34 anos!..).É fantástica a sua descoberta.Pensar que a partir daí, nos é fácil entender como apenas quatro monómeros diferentes, combinados dum modo aleatório, determinam a infinita diversidade dos seres...(e só estou a pensar nos humanos).

Mas..., e Mendel? (Sempre tão esquecido).Será que sem o seu fantástico trabalho estes srs.se teriam lembrado de ir "procurar"a tal molécula responsável pela transmissão das características??

MENDEL,biólogo, matemático, monge e jardineiro.
Qual destas profissões teria sido responsável por tão grande descoberta??
O que levaria este HOMEM a contar ervilhas, em vez de contar as contas do seu rosário?
Se alguém conseguir esta resposta, descobre certamente a "semente"da única ciência da actualidade e do futuro- a Genética.
Até onde esta ciência nos pode levar? Até á eternidade? Para o Bem? Para o Mal? Tanta, tanta pergunta sem resposta.- Uma coisa é certa, pode levar-nos até onde a nossa imaginação possa chegar.