A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

sexta-feira, dezembro 01, 2006

CRÓNICA DE SEXTA-FEIRA

Crónica semanal: “Papa”

De 2 de Abril (dia do falecimento do grande Papa João Paulo II) até 19 de Abril (dia da eleição de Bento XVI) do ano 2005, os noticiários, os jornais e as revistas eram dominados pelos eventos que decorriam no Vaticano. Ou seja, as palavras que predominaram, no cerne dos media, foram: “Conclave”, “Cardeal”, “João Paulo II” e “Papa”. Agora com a visita de Benedito XVI à Turquia, o termo “Papa” retorna à ribalta dos órgãos de comunicação social.
Ora, os portugueses assistiram a todo o ritual que antecedeu a eleição do novo Papa, bem como, à visita do Chefe da Igreja Católica à Nação asiática. Porém, acredito veementemente que muitos segmentos da nossa população desconhecem que o Trono de S. Pedro já foi ocupado por um Sumo Pontífice português: o “Papa” João XXI. Por isso, devo dar a conhecer aos meus caros leitores algumas curiosidades acerca deste vulto da nossa História.
Pedro Hispano ou Pedro Julião nasceu em Lisboa por volta de 1215. Ainda jovem estudou em Paris ou Montpellier. Entre 1245 e 1250, exerceu o cargo de professor de Medicina na cidade italiana de Siena. Tornou-se famoso pelas suas numerosas obras. O Tractatusb, difundido sob o título Summulae logicales( Súmula de Lógica), foi compêndio seguido na Universidades europeias até ao século XVI.
Em 1276, foi eleito arcebispo de Braga, não tendo chegado a ser confirmado porque o Papa Gregório X o nomeou cardeal-bispo de Tusculum.
Após a morte de Adriano V, foi eleito papa, em Setembro de 1276. Apesar de protagonizar um dos pontificados mais curtos da História, ainda teve intervenções relevantes na pacificação das relações entre D. Afonso III de Portugal e a Santa Sé ou ainda nos conflitos entre Afonso de Castela e Filipe da França. Nas questões de pendor eclesiástico, empenhou-se com afinco na união entre Roma e cristãos do oriente, além da defesa dos Lugares Santos. Por seu turno, ordenou ao bispo de Paris que indagasse as doutrinas erróneas de que era acusada a Universidade, tendo Estêvão Tempier procedido à famigerada condenação de 219 propósitos.
João XXI faleceu a 20 de Maio de 1277, quando completava oito meses de pontificado na sequência dos ferimentos causados pela derrocada dos aposentos em Viterbo, em cuja Catedral se encontra sepultado.

By Afonso Leitão

5 comentários:

Anónimo disse...

Gostei muito de saber estas particularidades àcerca do nosso Papa. Não fosses tu um estudioso de Papas para escrever sobre este tema. Por isso acho que deves reflectir sobre a visita do Papa Bento XVI à Turquia e dares a tua opinião sobre as implicações na evolução do espaço europeu face ao desejo de adesão da Turquia à União Europeia.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Gostei da tua crónica sobre a visita do Papa à Turquia e das considerações que fazes sobre as implicações políticas e religiosas que o futuro nos revelará ou não. Achei particularmente interessante e oportuno teres feito a "ponte" para o curto pontificado do papa português João XXI. Possivelmente, alguns dos leitores deste blog ficaram a conhecer o nosso papa pela tua mão.

Lena Pires

Anónimo disse...

Muito bem Afonso. Gostei da tua crónica e aprendi.
Continua com as tua participação no blog.
"OLD"

Anónimo disse...

Evocações/Homenagens

AV. joão XXI , Lisboa
Rua Pedro Hispano, Porto
Hospital Pedro Hispano,Matosinhos

Obra traduzida em Português:

"Lições sobre a Alma", Textos escolhidos , Tradução de António Soares Pinheiro,Publicações da Faculdade de Filosofia,UCP,Braga,2005
Um abraço. M.C.