Da série “Ninguém me olha a pensar que minto”¹ [5]
O actual governo quer construir duas linhas de alta velocidade: uma para Espanha, outra para o Porto. Questionada no célebre debate na TVI moderado por Manuela Moura Guedes, Manuela Ferreira Leite disse desconhecer dossiers como o TGV.
Achei, de facto, estranho, porque tinha ideia de que a então ministra das Finanças havia defendido a construção de cinco linhas de TGV. Veja-se a Resolução do Conselho de Ministros n.º 83/2004, de 26 de Junho:
- “a) Linha Porto-Vigo, como linha de alta velocidade, com uma estação intermédia entre o Porto e a fronteira luso-espanhola de Valença/Tuy, com horizonte temporal de 2009;
b) Linha Lisboa-Madrid, como linha especialmente construída para a alta velocidade, com estação intermédia em Évora e na fronteira luso-espanhola de Elvas-Badajoz. Deve igualmente a sua parametrização permitir a circulação de composições ferroviárias de mercadorias compatíveis com as características do traçado e as exigências de exploração, com horizonte temporal de 2010;
c) Linha Lisboa-Porto, como linha especialmente construída para a alta velocidade, com estações intermédias em Leiria, Coimbra e Aveiro, com horizonte temporal de 2013;
d) Linha Lisboa-Faro-Huelva (via Évora), como linha de alta velocidade, com uma estação intermédia em Beja, com horizonte temporal de 2018 dependente de estudos técnico e de viabilidade económica;
e) Linha Aveiro-Salamanca, como linha de alta velocidade, permitindo a circulação de composições ferroviárias de passageiros e mercadorias, com estação intermédia em Viseu, com horizonte temporal de 2015.”
___________
¹ Expresso de 3 de Maio.
Só faltava no TGV a linha Porto-Mirandela-Bragança-Zamora-Valladlid.
Este Governo Cherne/Manuela discriminou abusivamnete a nossa terra.
Olha que não sei onde iam buscar dinheiro!
Talvez vendessem os Jerónomos aos américas.
Só isso.
Brincalhão, este IFT!
4 comentários:
Ela tem a memória curta , a exemplo do IFT
Na ligação a Madrid faltava o Ramal de Donas com passagem obrigatória por Castelo Branco,terrinhas igualmente descriminadas e votadas ao esquecimento.
Relativamente a dinheiros, a situação de então em nada se comparava à de hoje, porque os novos ricos assapados actualmente no poder ainda não o haviam esbanjado.
Contudo, havendo necessidade de ter que vender algo, não seriam certamente os Jerónimos, que pouco renderiam, a opção mais válida era, certamente, as Lages da Terceira, pelo seu valor estratégico.
Brincalhão sou e gosto, mas não abuso da paciência dos homens de boa vontade...
E nós pobres transmontanos nem sequer vemos passar os comboios!!!
Se bem me lembro será uma coisa que corre sobre carris de ferro!Será?
Agradeço esclarecimentos...
Jorge: Já são dos super-TGV: Passam tão depressa que nem os vemos!!!
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