A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

quarta-feira, outubro 14, 2009

A estupidez não tem limites , nem fronteiras


A actriz brasileira Maitê Proença já pediu desculpas aos portugueses e diz que tudo não passou de uma brincadeira. "Se eu ofendi algum português com isso, peço desculpas. Mas acho que está faltando humor nas pessoas", diz a actriz e apresentadora, citada pelo site do jornal brasileiro O Globo.
Em causa está um vídeo de 2007 (ver no final do texto), mas que só agora deu que falar. Maitê Proença gravou uma reportagem para o programa do canal GNT, Saia Justa, em que ridiculariza Portugal com passagens como "(Sintra) é uma vilazinha" ou Salazar "esteve perto de 20 anos no poder". Esta última denuncia também um erro histórico - não o único - como aquele em que se refere ao estuário do Tejo como "mar". No final do vídeo, Maitê Proença cospe para o ar numa das atitudes mais condenadas pelos portugueses.
---------------------
Estive uma vez no Brasil e dentro do meu grupo de amigos sou dos únicos que não gostei de lá estar . Senti sempre uma grande sensação de insegurança e mal estar . Além disso verifiquei in loco que alguns brasileiros nem nos conheciam ,muito menos nos consideravam como irmãose e os que nos conheciam eram só para anedotas contra nós.. Nâo , não gostei e espero nunca mais lá voltar ...

10 comentários:

Anónimo disse...

Meu querido Hélder:
Por vicissitudes da vida e circunstâncias políticas, que não vêm ao caso, estive diversas vezes no Brasil.
Se me é permitido fazer uma síntese, a gente humilde, se quiser, o povo, é hospitaleira, generosa e gosta dos Portugueses. Há uma outra, pretenciosamente cultural, que nos detesta, conta estórias de português, do Joaquim e do Manoel, fruto de terem sido colonizados e, normalmente, serem devedores e pagarem tarde e às más horas àqueles que lhes fornecem o pão e muita da comida que os engorda.
Esta "sinhá" pertence, como as amigas do programa Saia Curta, aos pretenciosos e incultos que opinam e debitam nestes programinhas de TV de meio de tarde.
A sujeita ignorante, que em tempos foi uma competência... - dizem! -, deve estar ferida de asa com eventuais desamores ou amores transitórios de portugueses, mais ou menos ilustres, que acabaram na quarta-feira!
Desculpas... agora é tarde!
Com a velha amizade
JS

Anónimo disse...

Já agora:

Depois do apresentador ter contado várias e agressivas piadas sobre portugueses num show da TVGLOBO, perguntou ao Raúl Solnado, a estrela da noite, se, em Portugal, não contávamos, também, piadas sobre brasileiros.
Resposta:
- Não precisamos!

Anónimo disse...

A minha vingança é nunca ter ouvido falar nela!!!!!!


Do blog agora só consigo apanhar os últimos postes.Que se passa?
gb

Anónimo disse...

Jantei com Maitê Proença em Lisboa, possivelmente na mesma altura em que a atriz gravou o vídeo que agora está na internet. Nele, Maitê (sempre bem tratada pelos portugueses, que inclusivamente lhe compram os livros) dá por adquirido que os portugueses são inábeis, atrasadinhos, enfim – o costume.

Durante esse jantar, Maitê mostrou-se encantada com Portugal, e creio que era mais do que simpatia. Mas no Brasil é outra coisa. Faz parte do gene brasileiro esse apetite saudável por Portugal, a velha metrópole de padeiros, açougueiros e gente desajustada.

As jovens nações, entusiastas e adolescentes, acham gracinha a tudo. Comportam-se como crianças quando descobrem a careca dos avós. É natural e compreensível. Depois crescem. Ou pedem que lhes apreciemos as pantomineirices.
José Francisco Viegas, Escritor
In CM de hoje

Rosa dos Ventos disse...

O vídeo deixou-me incomodada mas nós temos ouvido os piores insultos e em directo do Senhor das Ilhas que sustentamos há muitos anos e ninguém lhe dá um "chega para lá" nem põem um abaixo-assinado a circular protestando contra tal comportamento.
Aliás este blog, e muito bem, já chamou a atenção várias vezes para o comportamento insultuoso deste sujeito execrável em relação aos portugueses do continente.

Abraço

Anónimo disse...

Foi uma brincadeira de muito mau gosto, para não dizer péssimo gosto!
C.

Anónimo disse...

Rosa dos Ventos tem toda a razão. O veneno que o "Senhor das Ilhas" exala, ofende muito mais que as tontices saídas da boca de uma actriz tonta e pseudo-humorista
Urze dos Montes

Costa disse...

pois é, eu vivo cá , e alem das piadas, nunca ouvi, nenhuma mais dura de portugas, acredite q se tal tivessse acontecido a lição seria tb bem dura, mas adiante, e claro q piadas , nao passam mesmo disso , eu mesmo conto algumas de alentejanos e nem por isso deixo de amar a minha PATRIA, mas o video , realmente ultrapassa as marcas da educação, e alem disso seria de todo apropriado exigir um pedido de desculpas da estação de tv que ao nem editar e permitir tal coisa pecou por omiçao e tb por burrice , assim como a maite , q alem de burra foi completamente estupida
joao costa

mc disse...

O clamor foi tanto que parece que a jovem já estendeu suas desculpas... Mas a cuspidela não voa como as palavras."Queitadinha!"

Anónimo disse...

Detestam quem os colonisou? ou so´
aos Portugueses,"cade" os holande_
ses;alemaes;italianos,etc.Os que
dizem mal de Portugal como opressor
sao por ventura indios?Guaranis;Ta_
pajos;etc ou seus descendentes?
Descendem sim dos Europeus acima
citado,que mandavam para o "tronco"
indios;negros e ate´brancos que lhes fizessem "oposiçao".Quem foi
que colonisou quem?