A actriz brasileira Maitê Proença já pediu desculpas aos portugueses e diz que tudo não passou de uma brincadeira. "Se eu ofendi algum português com isso, peço desculpas. Mas acho que está faltando humor nas pessoas", diz a actriz e apresentadora, citada pelo site do jornal brasileiro O Globo.
Em causa está um vídeo de 2007 (ver no final do texto), mas que só agora deu que falar. Maitê Proença gravou uma reportagem para o programa do canal GNT, Saia Justa, em que ridiculariza Portugal com passagens como "(Sintra) é uma vilazinha" ou Salazar "esteve perto de 20 anos no poder". Esta última denuncia também um erro histórico - não o único - como aquele em que se refere ao estuário do Tejo como "mar". No final do vídeo, Maitê Proença cospe para o ar numa das atitudes mais condenadas pelos portugueses.
---------------------
Estive uma vez no Brasil e dentro do meu grupo de amigos sou dos únicos que não gostei de lá estar . Senti sempre uma grande sensação de insegurança e mal estar . Além disso verifiquei in loco que alguns brasileiros nem nos conheciam ,muito menos nos consideravam como irmãose e os que nos conheciam eram só para anedotas contra nós.. Nâo , não gostei e espero nunca mais lá voltar ...
10 comentários:
Meu querido Hélder:
Por vicissitudes da vida e circunstâncias políticas, que não vêm ao caso, estive diversas vezes no Brasil.
Se me é permitido fazer uma síntese, a gente humilde, se quiser, o povo, é hospitaleira, generosa e gosta dos Portugueses. Há uma outra, pretenciosamente cultural, que nos detesta, conta estórias de português, do Joaquim e do Manoel, fruto de terem sido colonizados e, normalmente, serem devedores e pagarem tarde e às más horas àqueles que lhes fornecem o pão e muita da comida que os engorda.
Esta "sinhá" pertence, como as amigas do programa Saia Curta, aos pretenciosos e incultos que opinam e debitam nestes programinhas de TV de meio de tarde.
A sujeita ignorante, que em tempos foi uma competência... - dizem! -, deve estar ferida de asa com eventuais desamores ou amores transitórios de portugueses, mais ou menos ilustres, que acabaram na quarta-feira!
Desculpas... agora é tarde!
Com a velha amizade
JS
Já agora:
Depois do apresentador ter contado várias e agressivas piadas sobre portugueses num show da TVGLOBO, perguntou ao Raúl Solnado, a estrela da noite, se, em Portugal, não contávamos, também, piadas sobre brasileiros.
Resposta:
- Não precisamos!
A minha vingança é nunca ter ouvido falar nela!!!!!!
Do blog agora só consigo apanhar os últimos postes.Que se passa?
gb
Jantei com Maitê Proença em Lisboa, possivelmente na mesma altura em que a atriz gravou o vídeo que agora está na internet. Nele, Maitê (sempre bem tratada pelos portugueses, que inclusivamente lhe compram os livros) dá por adquirido que os portugueses são inábeis, atrasadinhos, enfim – o costume.
Durante esse jantar, Maitê mostrou-se encantada com Portugal, e creio que era mais do que simpatia. Mas no Brasil é outra coisa. Faz parte do gene brasileiro esse apetite saudável por Portugal, a velha metrópole de padeiros, açougueiros e gente desajustada.
As jovens nações, entusiastas e adolescentes, acham gracinha a tudo. Comportam-se como crianças quando descobrem a careca dos avós. É natural e compreensível. Depois crescem. Ou pedem que lhes apreciemos as pantomineirices.
José Francisco Viegas, Escritor
In CM de hoje
O vídeo deixou-me incomodada mas nós temos ouvido os piores insultos e em directo do Senhor das Ilhas que sustentamos há muitos anos e ninguém lhe dá um "chega para lá" nem põem um abaixo-assinado a circular protestando contra tal comportamento.
Aliás este blog, e muito bem, já chamou a atenção várias vezes para o comportamento insultuoso deste sujeito execrável em relação aos portugueses do continente.
Abraço
Foi uma brincadeira de muito mau gosto, para não dizer péssimo gosto!
C.
Rosa dos Ventos tem toda a razão. O veneno que o "Senhor das Ilhas" exala, ofende muito mais que as tontices saídas da boca de uma actriz tonta e pseudo-humorista
Urze dos Montes
pois é, eu vivo cá , e alem das piadas, nunca ouvi, nenhuma mais dura de portugas, acredite q se tal tivessse acontecido a lição seria tb bem dura, mas adiante, e claro q piadas , nao passam mesmo disso , eu mesmo conto algumas de alentejanos e nem por isso deixo de amar a minha PATRIA, mas o video , realmente ultrapassa as marcas da educação, e alem disso seria de todo apropriado exigir um pedido de desculpas da estação de tv que ao nem editar e permitir tal coisa pecou por omiçao e tb por burrice , assim como a maite , q alem de burra foi completamente estupida
joao costa
O clamor foi tanto que parece que a jovem já estendeu suas desculpas... Mas a cuspidela não voa como as palavras."Queitadinha!"
Detestam quem os colonisou? ou so´
aos Portugueses,"cade" os holande_
ses;alemaes;italianos,etc.Os que
dizem mal de Portugal como opressor
sao por ventura indios?Guaranis;Ta_
pajos;etc ou seus descendentes?
Descendem sim dos Europeus acima
citado,que mandavam para o "tronco"
indios;negros e ate´brancos que lhes fizessem "oposiçao".Quem foi
que colonisou quem?
Enviar um comentário