A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

segunda-feira, novembro 27, 2006

A influência das bebidas no humor das pessoas II

II - A Água: "O Aguadeiro" de Velasquez



Sempre admirei muito este quadro de Velasquez que andei à sua procura por alguns museus, sem ter alcançado o meu objectivo. Afinal sei que pertence a uma colecção particular.

O que me seduz mais neste quadro é o contraste entre os vários castanhos com que pinta as personagens, o cenário e o copo cristalino, elegante, aristocrático, que contém água brilhante de pureza. A luz inunda as duas bilhas rústicas dos primeiros planos para se centrar, através de um triângulo idealizado, num copo de vidro que de tão frágil que é, necessita de ser apoiado por duas mãos, a do aguadeiro e a de um menino, para não cair porque certamente essas duas figuras populares não estavam habituadas a lidar com objecto tão frágil e belo.

Velasquez, neste quadro, privilegia a inocência de uma criança permitindo-lhe tocar na beleza de um objecto que à partida lhe era estranho.

Lena Q

6 comentários:

H.B. disse...

Lena, como sempre, brilhante . Não percebo nada de pintura mas gostei. Presidente, conta lá uma história do 1º de Dezembro ou dá-nos conhecimento da composição feminina da Academia.

Anónimo disse...

É isto mesmo que se pretende Lena.
Aprender sempre.
Gostei do tema escolhido.Muito bem
Um abraço
"OLD"
Só uma coisa. Não me importava que
este quadro fosse meu..

Anónimo disse...

Lena,deste-me uma grande alegria ao mos-
trares este quadro que desconhecia em absoluto. A tua apreciação acompanha a qualidade do mesmo,em que o copo é extraordinário, ao ponto de me custar a acreditar que é possível pintar o transparente.É a costelita portuguesa do Velasquez!Onde é possível obter uma cópia?Saudações.M.C.

Anónimo disse...

Acho o quadro admirável e o Quintas fez sem dúvida uma excelente escolha.Visitei o Museo del Prado há vários anos e juraria que o tinha visto lá...mas não tenho a certeza.Agora o que acho curioso é a grande parecença do aguadeiro com alguém famoso da nossa praça...não acham?VMB

Anónimo disse...

Peço desculpa pelo meu lapso à Lena pois foi ela que colocou o post.Já agora e após comentar o quadro com a minha mulher, ela rapidamente me informou que já o tinha visto num museu em Londres.Efectivamente o " AGUADOR DE SEVILLA" encontra-se no Wellington Museum dessa cidade.

Anónimo disse...

E também vendem e enviam slides. M.C.