A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

sábado, novembro 25, 2006

FIGURAS TÍPICAS DE BRAGANÇA

Estou a gostar muito desta rúbrica, pois à medida que os nomes vão sendo lançados as histórias vão aparecendo conforme a zona em que morávamos pois tínhamos obrigação de os conhecer melhor. Veja-se o caso da Velha do Coelhos, com a descrição do Vitor Barata, que era seu vizinho, pois ela morava na rua Nova. Também quanto ao Laribau, esse era mesmo mau, eu também fugi muitas vezes dele quando começava à pedrada e à paulada na Escola da Estacada, fugia pela quinta do Américo da Estacada.
Agora quem se lembra da Dª Alegria ?? Porque é que era "famosa" ? Uma achega, sempre que vejo a lilly caneças , lembro-me dela. Outra, morava ao fundo da rua da Amargura.
Fico a aguardar....

7 comentários:

Anónimo disse...

A Dª. Alegria morava na Rua Emidio
Navarro,eu conhecia-a muito bem.
Senhora já entrada na idade,mas muito pintada,a cara cheia de pó de arroz.lábios pintados de cor
vermelha e muito perfumada. Gostava de dar o seu passeio pela cidade a mostrar-se e a receber piropos.Eu devido á diferença de
idade tinha certo respeito.
Só uma vez ,estava ela a observar
uma montra e eu disse: "Estás bela
Alegria".Respondeu de imediato:
Olha que te queimas e já não és
o primeiro. ( Bartolomeu desanda)
UM ABRAÇO. OLD

Anónimo disse...

Helder. Parece que ninguem respondeu, quem era a figura típica da Rua da Amargura.
Se for possivel ainda hoje ,gostava de saber,não me lembra mesmo nada.
Da Dª. Alegria já eu disse. Era
muito conhecida e ás veses nas
respostas aos piropos era inconveniente.Como sabes ela morava relativamente perto de minha casa e vi-a muitas veses.Um dia a resposta dela a um piropo foi um valente som ruidoso...... e asim rematou a questão.

Anónimo disse...

ó Helder ainda te lembras da RAINHA DAS CRIADAS?
Aguardo tua resposta
OLD

Anónimo disse...

Enquanto tu não disseres quem é,
vou lembrando, que a Rua da Amargura,agora com outro nome salvo erro, isso pouco importa, era e é ,como sabem aquela rua paralela á rua aonde morou o nosso Helder,portanto do lado direito de quem sobe.
Sei de várias pessoas que lá moraram e até já falecidas ,
mas figura típica!? Não me lembro.Old

Anónimo disse...

OLD :
1º Se calhar, por mau português meu, induzi-te em erro. Eu estava a dar duas achegas para ver se se lembravam dela, uma parecida com lily e outra que morava na rua da amargura.
2º A rainha das sopeiras era a sopeira do Drº Alexandre Faria, sabes com quem namorava???

Anónimo disse...

Helder. Não sei se foi "sopeira" do Dr. Alexandre Faria .
O que sei é que foi criada da Dª. Alegria, e quando saía á rua, quase
fazia parar o "TRÂNSITO". Era pouco naquela altura.
Era cá uma pessegona de se lhe tirar o chapéu. Nós ainda eramos novatos.
--------------
Mudando de assunto. E aquela velha história que contou o Senhor teu pai num acampamento de Milícia,relativo a uns brincos
perdidos, e quando um "distraído"
prguntou aonde estavam O Sr. Barreira levantou o capote ,e não
posso contar mais. ENFIM.
--Para termimar
Se amanhã vier a propósito, fala
daquela minha ideia - CANÇÃO Ou HINO da colheita. UM BOM DIA AMANHÃ. OLD
---------
Ó, mais uma coisa. Desculpa lá.
Ainda te lembras das caçadas que
fizemos na quinta de meu avô e o respectibvo lanche- bom salpicão..
Olha se não fosse o BLOG tudo isto passava á margem.
Ainda em boa hora te lembras-te.
Vê lá se amanhã aparece o Medeiros
o Chico Almeida , o Rogério e outros MENINOS e MENINAS , que vão recordando o passado que é como eu digo é sempre presente.
Se for a Levinda um abraço para ela e para todos claro está.
"OLD"

Anónimo disse...

queria saber se assirtir missa na tv na nao adianta mas msm asim vou a igreja