A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

sábado, novembro 18, 2006

Introito

Agradeço muito as referências que fizeram a meu respeito, incluindo os versos do Bandeirah (bondade vossa). Mas quero sobretudo agradecer as palavras da Gélica a propósito da fotografia que tirámos em conjunto à entrada do nosso antigo Liceu. Sensibilizaram-me muito, pelo carinho que revelou por mim. Um grande beijo para ti, Gélica.

Tenho aqui "aparelhado" outro tema para nos divertirmos, espicaçando assim entre nós não só as memórias mas outras "coisas" que nos possam obrigar a falar (ou a "blogar") como se estivessemos à volta de uma lareira. Ui que chuva!

A IMPORTÂNCIA DAS BEBIDAS NO HUMOR DAS PESSOAS

1. O Poder das Laranjadas

"No princípio era o Verbo ..."; mas não é desse Verbo que quero falar. É do de Bragança que tinha uma tasca muito frequentada pelos "nossos meninos". Segundo ele dizia, tinha um "Stradivarius" que não o vendia por nenhum preço. Certo dia entrou lá um aluno que não era nosso contemporâneo (isto é, não pertencia à célebre Colheita de 63). Vou pôr no discurso directo que acho mais giro:

- Verbo, tens uma laranjada de morango?
- Oh meu grande burro! E andas tu a estudar!! Laranjada de laranja, limonada de limão. O muito que tu me podias pedir era: - Verbo, dás-me uma morangada?

Quando o António Reis da Seiva Trupe foi a Bragança fazer "pesquisa" para uma próxima peça cómica, recolheu este "mimo" e incluiu-o na comédia "Conde Barão" que eu e o Manuel fomos ver. A certa altura, virando-se para o público diz: "Quero uma limonada de laranja". Os primeiros a rirem-se fomos nós, secundados pelo resto da assistência. E digam lá se uma laranjada não faz rir!

As primeiras laranjadas que se fabricaram em Bragança (as do Daniel das ..., as que tinham um castelo como símbolo) não provocavam hilaridade, mas indigestão de tanto gás que tinham. Até à próxima.

Obs: Resposta ao nosso amigo Old acerca do conjunto que actuou em Bragança: João Paulo.

Lena Q

3 comentários:

Anónimo disse...

LENA GOSTEI MUITO DA TUA INTERVEN-ÇÂO NO BLOG E O TEMA BEM ESCOLHIDO. É ISSO MESMO QUE SE
PRETENDE. TRAZER Á MEMÓRIA O PASSADO QUE É SEMPRE PRESENTE.
QUANDO PODERES É COM MUITO GOSTO.
O CONJUNTO QUE ACTOU NO BAILE NO
GINÁRIO FOI O JOSÉ ARMINDO RIBEIRO, DA REGUA .MAIS TARDE NO
BAILE DE FINMALISTAS FOI O SOUSA
PINTO DO PORTO.
O JOÃO PAULO NÃO FOI .EM BREVE
IREMOS OUVI-LOS NO BLOD.
UM ABRAÇO Lena Q.
BARTOLOMEU " OLD"

Anónimo disse...

Lena, gostei muito de te encontrar na Colheita63 como "blogueira". O poder das laranjadas divertiu-me. Fico a aguardar novos contributos. Beijos
Lena Pires

Anónimo disse...

Lena, és uma querida e um ponto...
Continua,gostamos muito de te sentir presente nesta brincadeira.
A propósito, nossa presidenta, vamos à Mealhada regar um leitãozinho com uma uvada??(queres ver que agora até já sou poeta!!)
Beijos
Gélica