A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

sexta-feira, novembro 17, 2006

1º DE DEZEMBRO - 1ª PARTE

Já lá vai longe o 1ª de Dezembro de 1962, o nosso, mas para mim os anteriores também me deixam muita recordações, principalmente quando andava na primária na Escola da Estacada e nos dois primeiros anos de Liceu.Tenho muitas saudades do tempo que perdia lá para os lados de S.Sebastião0 à procura de raízes para o meu Pai me fazer as célebres "Mocas", pintadas a cor e tudo . Depois nesse dia levantava-me muito cedo, queria ir á frente da Banda de Música do Patronato, que logo pela manhã fazia a célebre arruada à cidade, connosco(os garotos) sempre à frente e com as "Mocas" bem alto. Tocavam e muito bem ,o Hino da Restauração qua abaixo vos deixo para regalarem os ouvidos e os sentidos.


Eu e o Quintas combinámos comparecer no dia 1º de Dezembro na Mealhada , no Restaurante a Meta, para almoçarmos e fundamentalmente para nos encontrarmos , conversarmos e recordarmos velhos tempos.Muito gostaríamos que todos fossem, por isso pedimos a v/comparência nesse dia, por volta da uma da tarde

7 comentários:

Anónimo disse...

Não me lembro dos garotos das "mocas", nem das "mocas", mas tenho no ouvido o Hino da Restauração. Gostei muito de ouvi-lo.

Lena Pires

Anónimo disse...

E do cortejo que faziamos na tarde
do dia 1º. de Dezembro,e o resto.
Muitas saudades muitas saudades.
Em frente
Old

Anónimo disse...

Ontem eu tinha deixado ,num comentário, uma pergunta sobre a possivel existência de projectos para o 1º de Dezembro, que é o que o bom resultado do Blog está a pedir.Acabo de ver que já há uma chamada a reunir.Óptimo.É preciso inscrição.Está
feita. M.C.

Anónimo disse...

que saudades do tempo das famosas mocas...a procura lá para os lados do sabor...

Anónimo disse...

Helder,já nem sei contar os anos que eu não ouvia este hino.
Gostei tanto que nem sei descrever o que senti!! mas, no fundo da minha memória algo está, pois não consigo ouvir sem imaginar uma banda com meia dúzia de garotos à frente, braços no ar ( não me lembro das ditas mocas..) a marcar o compasso.Talvez no meio desses garotos estarias tu ...quem sabe???
Um grande abraço
gélica

Anónimo disse...

E quem se lembra e sabe o hino do estudante?Eu não. M.C.

Anónimo disse...

Oh Gélica,os miúdos iam com os braços no ar,para marcar o compasso com as mocas que levavam nas mãos.Muitas delas eram
artisticamente decoradas,pintadas, sendo que a inspiração advinha da oposição aos espanhóis.Tanto as mocas como os assaltos às capoeiras estão intimamente ligadas às escaramuças que se seguiram às guerras
posteriores à Restauração, cuja figura central foi,como bem sabemos ,o Duque de Bragança.Assim,1º terá havido espadeiradas, depois ameaças com mocas e depois roubos de galinhas no lado de lá da fronteira, que acabaram por se circunscrever à cidade.
Até que também isto terá caído em desuso, não é? Vosso,M.C.(22.11.06)