A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

quarta-feira, novembro 29, 2006

Hoje por aqui é assim....TURQUIA

Os títulos da imprensa turca não deixam margem para dúvida.


"Não venha" ou "Não é bem-vindo" são algumas das mensagens dirigidas a Bento XVI. na véspera da chegada à Turquia.É evidente que a presença do Papa Católico não é desejada, nesta que será a primeira visita oficial do Sumo Pontífice a um país muçulmano e logo com 99% da população aderente. As declarações de Bento XVI em Setembro e a citação de um texto medieval islâmico enfureceram o mundo árabe. O assunto não foi esquecido, como demonstrou a manifestação do passado domingo, em Istambul. Mais de 20 mil pessoas encheram as principais ruas da cidade.

Já em terras Turcas confirmaram-se as previsões, o Papa Católico foi mal recebido e sempre dentro duma grande frieza.
Pergunta-se, o Papa Católico fez bem em ir à Turquia, mesmo considerando que esta viagem já estava marcada antes das referidas e mal recebidas declarações em Setembro? Qual será a reacção do mundo Muçulmano a esta visita? E dos Muçulmanos que habitam na Europa? Irão estes contribuir para uma maior abertura religiosa e política na Turquia?
Se assim for e a par da integração da Turquia na CEE, já benzida pelo Papa Católico, podemos afirmar que foi benéfica, caso contrário não, serviu apenas para agudizar mais os conflitos religiosos, nomeadamente entre as duas religiões.

2 comentários:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Erro corrigido:
Antes de mais parabéns pela forma concreta e racional como escreveste o artigo acerca de uma problemática muito sensível nos nossos dias. Em primeiro lugar o Papa fez bem ter ido à Turquia para não se deixar abater por algumas centenas de fundamentalistas e dogmáticos. Só demonstrou coragem política. Naturalmente sou apologista da tese de que esta revoltas de índole religiosa contribuírão decisivamente para a ruptura entre a UE e Turquia no âmbito das negociações para a aderência da Nação Asiática à CEE. Parabéns ao Papa pela coragem.

P.S. Relembro só que este Papa, quando era cardeal mostrou-se claramente contra a entrada da Turquia na UE.