Ainda hoje canto mal e com erro o Hino Nacional .
Andava na 2ª ou 3ª classe da Escola Primária da Estacada, quando decorreram os ensinamentos da letra e canto do Hino Nacional. Juntavam as classes, e os Profs. das minhas eram os Prof. Bravo e Valente. Não havia maneira de afinarmos o canto, pois emperrávamos sempre " com esplendor ...". A maioria cantava "esplendor" com alongamento"esplendooooooor" quando devia ser rápido, seguido, seguindo exactamente a palavra"esplendor". Então o Prof Valente propôs que cantássemos assim " com o esplendoooooor de Portugal" e assim ficou e para sempre. Quando ouço ou quando acompanho o Hino, lembro-me sempre desta passagem . Curioso...
4 comentários:
Amigo Helder: não cantas nada mal o hino...pela simples razão deste não ser nada fácil de cantar.Como calculas ao longo dos meus 41 anos de serviço efectivo tive o previlégio de cantar o nosso hino centenas de vezes e era muito motivador ver milhares e milhares de jovens a cantá-lo ...a maioria deles pela 1ªvez.Acredita que sempre me vinham as lágrimas aos olhos...fatal como o destino.Da mesma forma acho muito confrangedor ver os milionários jogadores da nossa selecção fazerem tanto esforço (alguns)para mexerem os lábios...Se calhar alguns cantavam o hino de outro país!!!VMB
Esqueci-me de dizer que eu aprendi o nosso hino na Escola Primária da Estacada com o meu sempre saudoso professor Sr.Dionísio.Sempre referi este facto aos meus soldados, por altura dos diversos treinos para Juramentos de Bandeira e outras Cerimónias festivas.A maioria deles aprendia o hino no serviço militar!!!Agora julgo que muitos jovens nem saberão o nosso hino...uma tristeza.
Amigo Victor,
Podes ter a certeza que 99% dos alunos do secundário não sabem o nosso hino...sinto uma tristeza quando verifico isso numa ou outra aula em que por qualquer motivo vem o assunto`a baila.
Votos de um Feliz Natal para ti e toda a família.
Um abraço
Gélica
Victor.Esse assunto dos jogadores da equipe de todos nós,é um facto que que todos nós constatamos.Não sabem o Hino Nacional.
E palavrões de toda a natureza...
ENFIM ...adiante.
OLD
Enviar um comentário