Na sequência da resposta do Isaías à célebre pergunta de Baptista Bastos, onde estavas tu no 25 de Abril?, achei bem acrescentar uma outra questão que vem publicada no Sapo: Portugal on line, e, que é a seguinte:
Eis as respostas que alguns "capitães de Abril" deram à T.S.F.
·O capitão Vasco Lourenço tinha 31 anos quando foi enviado compulsivamente para S.Miguel onde coordenou as operações a partir do quartel general de Ponta Delgada. O presidente da Associação 25 de Abril continua a não perdoar aos fascistas, e avisa que, apesar das vitórias da revolução, a democracia está doente.
·O major Otelo Saraiva de Carvalho tinha 34 anos, elaborou o plano da revolução dos cravos e dirigiu as operações a partir de um barracão de pré-fabricado no quartel da Pontinha. O tenente-coronel recorda que o programa do MFA pretendia elevar o nível de desenvolvimento económico, social e cultural e isso está longe da concretização.
·O capitão Marques Júnior tinha 26 anos, era membro da Comissão Coordenadora do Movimento das Forças Armadas e foi responsável pela ligação entre as unidades militares e o Posto de Comando.O tenente-coronel e deputado socialista defende que falta ainda um longo caminho para aproximar eleitores e eleitos.
·O capitão David Martelo tinha 27 anos e estava colocado como professor na Escola de Sargentos em gueda mas acabou a comandar as tropas revoltosas na Figueira da Foz. O agora coronel na reserva critica a falta de ética dos políticos e a falta de atitude dos portugueses que deviam perguntar o que podem fazer pelo país...
·O capitão Álvaro Fernandes tinha 31 anos e teve como missão ser o oficial de ligação entre o Posto de Comando da Pontinha e as tropas de Lisboa. O tenente-coronel reformado admite que os objectivos de Abril foram formalmente cumpridos mas afirma que o desenvolvimento regrediu nos últimos anos.
·O tenente-coronel Carlos Azeredo tinha 44 anos e era o mais graduado dos revoltosos do Porto, por isso, comandou as operações na cidade. Monárquico, católico e conservador, foi chefe da Casa Militar do republicano, laico e socialista presidente Mário Soares, o general considera que ainda não vivemos em plena democracia.
·O Capitão Boaventura Ferreira tinha 36 anos quando ajudou a tomar o Quartel General do Porto. Nos dias de hoje, o coronel reformado defende que os portugueses devem ter uma maior responsabilidade cívica.
·O capitão Delgado da Fonseca tinha 34 anos, estava colocado no Centro de Instrução e Operações Especiais de Lamego onde pegou numa companhia de comandos que participou decisivamente na conquista do Porto. O coronel reformado guarda agora o verde da Herdade da Apostiça e defende que o movimento social que se seguiu ao 25 de Abril não devia ter sido interrompido.
·O capitão Faria Paulino tinha 28 anos, era membro da Comissão Coordenadora do Movimento das Forças Armadas e estava na Guiné. O Comissário das Comemorações dos 500 Anos do Funchal recusa o pessimismo dos dias de hoje e continua a acreditar que é possível mudar o mundo.
Depois de alguma reflexão sobre o conteúdo de duas ou três destas respostas, será que poderemos
concluir com clareza sobre a consecução dos grandes objectivos de Abril?
- Sobre o tão desejado desenvolvimento económico, social e cultural !!!
- Sobre a plena vivência em democracia !!!
- Sobre a respeitabilidade, seriedade e responsabilização dos governantes !!!
- Sobre o cumprimento das mais elementares normas cívicas !!!
etc. etc.
Teremos e deveremos continuar a acreditar que ainda é possível conseguir dias melhores!
Um optimo 25 de Abril, pleno de esperança e bem-estar para todos.
Francisco Almeida
1 comentário:
mc
disse...
O caminho faz-se caminhando! E já lá estamos - que são trinta e cinco anos sob o peso de quase um milénio? Nestes tempos difíceis se dá a conhecer a têmpera de quem quer seguir no caminho do progresso! O que hoje não sai bem , amanhã sairá melhor!
1 comentário:
O caminho faz-se caminhando! E já lá estamos - que são trinta e cinco anos sob o peso de quase um milénio? Nestes tempos difíceis se dá a conhecer a têmpera de quem quer seguir no caminho do progresso! O que hoje não sai bem , amanhã sairá melhor!
Enviar um comentário