Ao folhear a revista Aposta, publicação mensal dos CTT, referente a Março, encontrei nela um artigo intitulado " Tradição, um pretexto para a folia", que descrevia os festejos carnavalescos em Bragança, animados pelos Caretos de Podence, enriquecendo assim a efeméride com uma tradição popular daquela região transmontana.
Se bem me lembro, no nosso tempo de estudantes, nunca vi os caretos a saltarem e a pularem pelas ruas da cidade, na altura do Carnaval, nem noutra altura qualquer. E em Podence ? Já se viam naquelas alturas? Pela minha parte, só depois do 25 de Abril comecei a ouvir falar da existência dos Caretos de Podence, sobre os quais se pode ler na revista referida:
"O silêncio do Inverno é assim interrompido por essas figuras mascaradas que suspendem o tempo, instituem a boémia e soltam o excesso. Incapazes de manter a energia contida , o anonimato conferido pelas máscaras de lata permite aos Caretos lançarem-se de forma desinibida nas jovens solteiras, nas mulheres desatentas e até nas idosas de olhar nostálgico, ensaiando estranhas danças de contornos eróticos. Uns agitam a cintura com os chocalhos contra as ancas das vítimas femininas , outros acertam com as pontas dos seus longos gorros na cabeça de homens curiosos.
Esta tradição emerge das antigas Saturnais romanas, uma celebração em honra de Saturno, deus das sementeiras. E numa região com uma ligação umbilical com a com a agricultura de subsistência, esta festividade procurava acalmar a ira dos Céus e garantir favores de uma boa colheita.
5 comentários:
IFFT,Também não me lembro nada dos caretos..(na cidade).
Nos festejos carnavalescos havia,isso sim,o dia dos diabos.
..Modernices!!!!
gb
Uma tradição das aldeias, na época do Carnaval!
Lembro-me muito bem de ter ouvido falar nos caretos e mesmo de os ter visto.
Aonde ???.... Talvez em Baçal, aldeia onde nasci.
Aproveito para desejar a todos uma boa Páscoa.
C.
Os mais conhecidos são os de Ousilhão.
Os caretos de Podence actuavam ... em Podence! A família do meu avô materno é de lá e ,por isso apenas, tinha notícia deles.Atá 74 todas estas manifestações culturais eram restritas ao âmbito da aldeia em que ocorriam, não chegavam à cidade, era reprimida a sua divulgação. A dos caretos ocorreu apenas nos anos 80.
Meus estimados colheiteiros.
Os caretos que tem mais fama são
os caretos de Torre Dª. Chama.
Já agora quando vierem a Bragança ,
e já que o Helder gosta dessas casas,
temos um bom restaurante em Varge
(Próximo do aeroporto) e tem o nome do "careto."
Aproveito para desejar a todos uma
Santa Pascoa e as maiores felicidades.
BV.
Enviar um comentário