A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

quarta-feira, abril 08, 2009

Caretos



Ao folhear a revista Aposta, publicação mensal dos CTT, referente a Março, encontrei nela um artigo intitulado " Tradição, um pretexto para a folia", que descrevia os festejos carnavalescos em Bragança, animados pelos Caretos de Podence, enriquecendo assim a efeméride com uma tradição popular daquela região transmontana.

Se bem me lembro, no nosso tempo de estudantes, nunca vi os caretos a saltarem e a pularem pelas ruas da cidade, na altura do Carnaval, nem noutra altura qualquer. E em Podence ? Já se viam naquelas alturas? Pela minha parte, só depois do 25 de Abril comecei a ouvir falar da existência dos Caretos de Podence, sobre os quais se pode ler na revista referida:

"O silêncio do Inverno é assim interrompido por essas figuras mascaradas que suspendem o tempo, instituem a boémia e soltam o excesso. Incapazes de manter a energia contida , o anonimato conferido pelas máscaras de lata permite aos Caretos lançarem-se de forma desinibida nas jovens solteiras, nas mulheres desatentas e até nas idosas de olhar nostálgico, ensaiando estranhas danças de contornos eróticos. Uns agitam a cintura com os chocalhos contra as ancas das vítimas femininas , outros acertam com as pontas dos seus longos gorros na cabeça de homens curiosos.

Esta tradição emerge das antigas Saturnais romanas, uma celebração em honra de Saturno, deus das sementeiras. E numa região com uma ligação umbilical com a com a agricultura de subsistência, esta festividade procurava acalmar a ira dos Céus e garantir favores de uma boa colheita.

5 comentários:

Anónimo disse...

IFFT,Também não me lembro nada dos caretos..(na cidade).
Nos festejos carnavalescos havia,isso sim,o dia dos diabos.
..Modernices!!!!
gb

Anónimo disse...

Uma tradição das aldeias, na época do Carnaval!
Lembro-me muito bem de ter ouvido falar nos caretos e mesmo de os ter visto.
Aonde ???.... Talvez em Baçal, aldeia onde nasci.
Aproveito para desejar a todos uma boa Páscoa.
C.

H.B. disse...

Os mais conhecidos são os de Ousilhão.

mc disse...

Os caretos de Podence actuavam ... em Podence! A família do meu avô materno é de lá e ,por isso apenas, tinha notícia deles.Atá 74 todas estas manifestações culturais eram restritas ao âmbito da aldeia em que ocorriam, não chegavam à cidade, era reprimida a sua divulgação. A dos caretos ocorreu apenas nos anos 80.

Anónimo disse...

Meus estimados colheiteiros.
Os caretos que tem mais fama são
os caretos de Torre Dª. Chama.
Já agora quando vierem a Bragança ,
e já que o Helder gosta dessas casas,
temos um bom restaurante em Varge
(Próximo do aeroporto) e tem o nome do "careto."
Aproveito para desejar a todos uma
Santa Pascoa e as maiores felicidades.
BV.