A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

quinta-feira, abril 09, 2009

Caretos 2

Tradições em Ousilhão

Embora nascido em Ousilhão , concelho de Vinhais , a verdade é que nunca lá vivi , indo lá apenas nas férias e só até á morte duma tia minha que ocorreu quando eu tinha dez anos de idade.Vivi sempre em Bragança e por isso não me lembro de, naquela altura de ter ouvido falar em Caretos , o que só aconteceu há uns bons 20 anos e digo-vos que foi com muita surpresa , como também surpresa foi saber que comemoram lá o Hallowen ( dia das bruxas ) .

Em Ousilhão realizam-se duas festas, uma em honra de Nossa Senhora da Alegria ( festa muita participada e da qual me lembro muito bem ), no segundo Domingo de Agosto, e a de Santo Estêvão ou Festa dos Reinados, nos dias 25 e 26 de Dezembro, cuja designação dentro das tradições é a Festa dos Rapazes ou Festa das Máscaras.

Esta última festa integra cerimónias de carácter cristão e de carácter profano, estando a sua origem, segundo o Abade de Baçal, nas festas saturnais que eram celebradas pelos romanos a partir do dia 17 de Dezembro, durante cerca de 5 ou 7 dias e às quais se agregaram, as juvenais, uma festa que era celebrada pelos jovens com canto bródio e uma patuscada, no dia 24 de Dezembro. O apogeu destas festas deu-se na Idade Média com a Festa dos Loucos, também designada de Festa das Calendas ou dos Subdiáconos, as quais eram celebradas por clérigos de ordens menores, diáconos e sacerdotes, desde o dia de Natal até ao dia de Reis, mas principalmente no dia 1 de Janeiro.

De qualquer maneira aqui vos deixo uma foto com os Caretos de Ousilhão na companhia da nossa querida Colheiteira63 LP-


2 comentários:

Jorge disse...

Pois é meu! Regressa ás origens e nunca as renegues. Os Caretos de Ousillão já ultrapassaram fronteiras e tenho quase a certeza que são anteriores aos mais badalados que são os de Podence. Isto carece de um estudo mais aprofundado.
Um abraço.

Anónimo disse...

No dia 26 de Dezembro, fui convidada pelas minhas primas de Ousilhão, para assistir à festa dos rapazes; estava um frio de rachar...só pela janela, dada a localização da casa, frente ao terreiro onde os actos aconteciam.O senhor padre Telmo Afonso ,presidiu à cerimónia.Isto é levado muito a sério.Rapazes , já a viver e a trabalhar em Lisboa,regressam nas férias e no próximo dia 26 de Dezembro , 3 deles são os responsáveis pela festa.
As máscaras de Ousilhão , são de madeira de castanho, feitas pelos próprios, por um amigo ou o artesão João Esteves.É uma aldeia linda, com uma qualidade de vida óptima.M.A.A.