As aleluias da Páscoa festejam para os cristãos a boa nova da ressurreição de Cristo. Trata-se do ponto de partida para uma vida nova, desafio em que todos ganham em pensar. Com ou sem fé religiosa é fundamental enfrentar a mudança. E ainda mais quando vivemos uma crise económica, em que milhões de homens e mulheres de todo o Mundo ficam sem emprego e por consequência sem sustento.
Quando se fala da crise como fim de um sistema económico injusto ou resultado da ganância de alguns e se avançam soluções, esquece-se com facilidade o que isso implica para as pessoas. A Europa, berço da civilização ocidental de raiz cristã, dispõe de uma protecção social razoável. O desenvolvimento da aldeia global em que se tornou o Mundo apresenta, porém, muitas desigualdades, injustiças e desesperos. Num dia como o de hoje, Domingo de Páscoa, a nossa atenção deve atender aos mais desprotegidos .
Para o primeiro festejo da Páscoa, o Antigo Testamento refere que as famílias se juntem para que todas pudessem comer cordeiro. Das sociedades pastorícias de há milhares de anos até à actualidade, a evolução foi enorme. Ainda não se mudou, contudo, de forma a esquecer aquela necessidade de solidariedade. A solução será, por isso, prosseguir a Páscoa.
João Vaz, Cm de hoje
-------------------
São este s os meus votos , que prossiga o espírito da Páscoa , que bem precisamos
Sem comentários:
Enviar um comentário