A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

quinta-feira, janeiro 21, 2010

Avós ...

 Para todos os Avós ....

Os avós constituem um instrumento precioso na educação das crianças. Garantem que as tradições familiares se mantêm de geração em geração e são o braço direito dos pais no que respeita à educação das crianças, transmitindo valores e servindo como modelo privilegiado da atitude a ter perante as adversidades da vida. Estão suficientemente longe da criança para a poderem criticar sem que isso represente um atentado à sua auto-estima, mas suficientemente perto para que essas críticas sejam levadas em consideração.

Neste seu papel, os avós devem preocupar-se com estar em sintonia com os pais, para que a criança receba, daqueles que lhe são mais chegados, uma educação coerente. Por isso, devem compreender e respeitar que é aos pais que cabe a tarefa da educação e seguir (com alguma flexibilidade) as regras estabelecidas por aqueles. São os avós cooperantes (os mais raros) que ajudam os pais na tarefa educativa.

Mas existem avós mais passivos, que se limitam a desfrutar da companhia dos netos deixando a tarefa educativa exclusivamente para os pais. Estes avós simplesmente não interferem. São muito queridos pelas crianças, mas de certa forma incompletos, pois abdicam da enorme influência que poderiam ter na sua educação. Por fim, o pior dos mundos para os pais: os avós antagonistas, do género "eu é que sei" ou "no meu tempo não era assim", dito, sem pudor, em frente das crianças e dos pais. Eles é que sabem educar os netos e não se cansam de dar opiniões, muitas vezes contrariando as regras estabelecidas pelos pais.

Todos os avós são importantes. Mas alguns são mais importantes que outros.

In I de hoje

4 comentários:

Anónimo disse...

Claro que são mto importantes, eu pelo momento ainda n sou avo, somente tia-avo, là virà o tempo ....
Eu n concordo mto com os avos mto permissivos!
C.

IFFT disse...

Os avós devem servir para colmatar deficiências que notem na educação dos netos, não se pondo completamente à margem, nem que para isso tenham que arregalar os olhos, quando se torne necessário.
Assim, os pais agradecerão.
Se assim não fôr, arriscam-se a ver os netos em dias festivos e poucos mais.

Anónimo disse...

Ainda estou na fase de pensar que ser avó é o máximo..
Como dizes "..uns são mais importantes que outros" ,não é para me gabar,mas é o meu caso.
gb

F. Almeida disse...

Faço minhas as tuas palavras, Gélica.