A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

quarta-feira, janeiro 27, 2010

Holocausto! Para não haver olvidos...






De acordo com arquivos do Serviço Federal de Segurança da Rússia (FSB, antigo KGB) , o número de pessoas exterminadas em Auschwitz-Birkenau pode ser muito maior do que se estimava até agora.
«A comissão extraordinária que interrogou testemunhas e carrascos chegou à conclusão de que em Auschwitz morreram mais de quatro milhões de pessoas», afirmou ontem à agência de notícias Interfax o historiador russo Vladimir Makarov, do Arquivo Central do FSB.
Dos arquivos faz parte o testemunho de um prisioneiro polaco, Anton Honkish, que trabalhou na construção de Auschwitz. Honkish afirmou que «no campo foram exterminados pelo menos seis milhões de pessoas, incluindo crianças, mulheres e idosos».

1 comentário:

mc disse...

O Público evoca este dia através do testemunho de um comandante russo que interveio na libertação de Auschwitz e que ainda vive em Moscovo. Diz ele : "Começámos a encontrar pessoas, em grupos.Vinham ter connosco, vestidas com roupas listadas de prisioneiros...Depois de terem sobrevivido ao inferno, constantemente ameaçadas de morte,estavam esgotadas,extenuadas . Mas os seus olhos reflectiam uma espécie de alegria por terem sido libertadas, por terem sobrevivido ao inferno."

Singela mas forte esta evocação da alegria de viver rodeados de tanto infortúnio!