A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

domingo, janeiro 03, 2010

Agora, um filme a ver!



«O último cientista a trabalhar na biblioteca [de Alexandria] foi... uma mulher! Distinguiu-se na matemática, na astronomia, na física e foi ainda responsável pela escola de filosofia neoplatónica - uma extraordinária diversificação de actividades para qualquer pessoa daquela época. O seu nome, Hipátia. Nasceu em Alexandria em 370. Numa época em que as mulheres tinham poucas oportunidades e eram tratadas como objectos, Hipátia moveu-se livremente e sem problemas nos domínios que pertenciam tradicionalmente aos homens. Segundo todos os testemunhos, era de grande beleza. Tinha muitos pretendentes mas rejeitou todas as propostas de casamento. A Alexandria do tempo de Hipátia - então desde há muito sob o domínio romano - era uma cidade onde se vivia sob grande pressão. A escravidão tinha retirado à civilização clássica a sua vitalidade, a Igreja Cristã consolidava-se e tentava eliminar a influência e a cultura pagãs.

Hipátia encontrava-se no meio dessas poderosas forças sociais. Cirilo, o arcebispo de Alexandria, desprezava-a por causa da sua estreita relação com o imperador romano, e porque ela era um símbolo da sabedoria e da ciência, que a Igreja nascente identificava com o paganismo. Apesar do grande perigo que corria, continuou a ensinar e a publicar até que, no ano de 415, a caminho do seu trabalho, foi atacada por um grupo de fanáticos partidários do arcebispo Cirilo. Arrastaram-na para fora do carro, arrancaram-lhe as roupas e, com conchas de ostras, separaram-lhe a carne dos ossos. Os seus restos foram queimados, os seus trabalhos destruídos, o seu nome esquecido. Cirilo foi santificado».

Carl Sagan, Cosmos.

Hipátia de Alexandria (Wikipédia)

Nota - o bold é meu.

3 comentários:

mc disse...

E logo a seguir vêm os bárbaros ! segundo reza a História.
A oposição entre a postura da doce Hipátia e a dos líderes religiosos, nomeadamente Cirilo, é confrangedora a ponto de ser revoltante, dolorosa até . Moral da história: o saber não pára de nos surpreender,quer pelo novo quer pela confirmação do já sabido ou suspeitado. Mas bom mesmo é ver o filme .

Anónimo disse...

Ainda bem que a Mulher não desanimou e soube conquistar o lugar que hoje ocupa na sociedade. Abençoada Hipátia e tantas outras!
Urze dos Montes

Anónimo disse...

Muito bem Urze dos Montes, mas ainda somos olhadas de soslaio e sabe Deus o que passa pela cabecinha de muita gente...M.A.A.