Ora até que enfim nós, as meninas, podemos concordar na apreciação de "curvas"! Das sedutoras curvas das sinapses neuronais dos modelos em apreço, bem entendido...(Aqui para nós, não sei se as sinapses configuram curvas ou linhas mais rectilíneas, mas vocês desculparão a liberdade poética...) Mais uma vez confirmo o meu pendor francófilo: prefiro a Ségolène; a outra é um bocadinho "macha" para a minha sensibilidade. Será por ser americana? Já agora, Hélder, desafio-te a postar aqui uma canção _ francesa, evidentemente! - do Jean Ferrat, intitulada "La femme est l'avenir de l'homme". Lembram-se? "Le poète a toujours raison qui voit plus loin que l'horizon et le futur est son royaume. Face aux jeunes générations je déclare avec Aragon la femme est l'avenir de l'homme". Isto tem para aí 30 anos, mas cai agora que nem sopa no mel!
Pergunto:Qual foi a primeira mulher que exerceu as funções de 1ª-ministra? E quantas o foram já? E presidentes de repúblicas? E que monarquias as excluem ainda da cadeia se sucessão? É ainda muito desconexo o mundo em que vivemos,mas está bem melhor. M.C.
Manuel,se as três primeira perguntas fossem relativas a Porugal seria mais fácil. Como para o vencedor não ofereces-te um presunto daqueles que vimos, será melhor responderes tu. Já agora gostava de saber qual é a monarquia que as exclui da sucessão. Se estiverem em ON responde ainda hoje. Aquele abraço Bartolomeu Pais
Bartolomeu: Dou as respostas e fico com o presunto!...As perguntas não pretendiam propriamente obter respostas, mas suscitar a reflexão sobre o que vai acontecendo nests nosso mundo.Aqui vai, então: - O Sri Lanka ,na altura ainda Ceilão, teve a primeira 1ª-Ministra do mundo; -Já houve primeiras-ministras em Israel, em Portugal,no Paquistão, no Bangla Desh,em França,no Reino Unido,na Turquia,na Polónia,na India; a Alemanha tem uma mulher na chefia do governo; -O Chile,a Finlândia, um dos países bálticos e a Libéria têm uma PR; a Irlanda , a Islândia,o Sri Lanka já tiveram uma PR; nós tivemos já uma candidata a esse cargo. - Tanto a Espanha como o Japão têm príncipes herdeiros que são pais de filhas, que só serão rainhas se as legislações dos respectivos países forem alteradas no sentido inequívoco da igualdade de direitos e deveres dos sexos. Sempre a considerar-te,bartolomeu, sendo que a palavra é , tu o dizes, Continuar. Um abraço, M.Carvalho
Meus caros, Quando apareceram as fotografias das três magníficas mulheres e políticas de países tão distantes, opinei , mas nada ficou( o que já não é a 1ª vez,graças à minha azelhice);três mulheres bonitas,inteligentes ,capazes de se mo- verem no mundo ainda armadilhado pelos homens,em cujos rostos transparece o grau de sofrimentos que a vida lhes tem exigido:Ségolène , a preferida dos deuses,Hillary , vítima de Eolo, Suu Kyi,desafiadora do Olimpo birmanês.Confesso que Suu Kyi é a minha artista preferida no palco da vida, co- mo já terão percebido. Porque não grandes presidentas de república,quando já houve grandes rainhas e rainhas normais como são a maior parte dos reis? M.C.
(Adenda) Bartolomeu: A Sra Bandaranaike foi a 1ª chefe do governo do Sri Lanka(Ceilão); e deves-te lembrar de Golda Meir ou de In- dira Gandhi, ou de Benazir Bhuto,etc.M.C.
8 comentários:
Ora até que enfim nós, as meninas, podemos concordar na apreciação de "curvas"! Das sedutoras curvas das sinapses neuronais dos modelos em apreço, bem entendido...(Aqui para nós, não sei se as sinapses configuram curvas ou linhas mais rectilíneas, mas vocês desculparão a liberdade poética...)
Mais uma vez confirmo o meu pendor francófilo: prefiro a Ségolène; a outra é um bocadinho "macha" para a minha sensibilidade. Será por ser americana?
Já agora, Hélder, desafio-te a postar aqui uma canção _ francesa, evidentemente! - do Jean Ferrat, intitulada "La femme est l'avenir de l'homme". Lembram-se?
"Le poète a toujours raison
qui voit plus loin que l'horizon
et le futur est son royaume.
Face aux jeunes générations
je déclare avec Aragon
la femme est l'avenir de l'homme".
Isto tem para aí 30 anos, mas cai agora que nem sopa no mel!
É o feminino belo e inteligente no poder!!
Pois é no poder,se forem eleitas,
que é efectivamente a" beleza inteligente",ou talvez não.
Ficaremos atentos
Pergunto:Qual foi a primeira mulher que exerceu as funções de 1ª-ministra?
E quantas o foram já?
E presidentes de repúblicas?
E que monarquias as excluem ainda da cadeia se sucessão?
É ainda muito desconexo o mundo em que vivemos,mas está bem melhor. M.C.
Manuel,se as três primeira perguntas fossem relativas a Porugal seria mais fácil.
Como para o vencedor não ofereces-te um presunto daqueles que vimos,
será melhor responderes tu.
Já agora gostava de saber qual é a
monarquia que as exclui da sucessão.
Se estiverem em ON responde ainda
hoje.
Aquele abraço Bartolomeu
Pais
Bartolomeu: Dou as respostas e fico com o presunto!...As perguntas não pretendiam propriamente obter respostas, mas suscitar a reflexão sobre o que vai acontecendo nests nosso mundo.Aqui vai, então:
- O Sri Lanka ,na altura ainda Ceilão, teve a primeira 1ª-Ministra do mundo;
-Já houve primeiras-ministras em Israel,
em Portugal,no Paquistão, no Bangla Desh,em França,no Reino Unido,na Turquia,na Polónia,na India; a Alemanha tem uma mulher na chefia do governo;
-O Chile,a Finlândia, um dos países bálticos e a Libéria têm uma PR; a Irlanda , a Islândia,o Sri Lanka já tiveram uma PR; nós tivemos já uma candidata a esse cargo.
- Tanto a Espanha como o Japão têm príncipes herdeiros que são pais de filhas, que só serão rainhas se as legislações dos respectivos países forem alteradas no sentido inequívoco da igualdade de direitos e deveres dos sexos.
Sempre a considerar-te,bartolomeu, sendo que a palavra é , tu o dizes,
Continuar. Um abraço, M.Carvalho
Meus caros,
Quando apareceram as fotografias das três magníficas mulheres e políticas de
países tão distantes, opinei , mas nada ficou( o que já não é a 1ª vez,graças à minha azelhice);três mulheres bonitas,inteligentes ,capazes de se mo-
verem no mundo ainda armadilhado pelos homens,em cujos rostos transparece o grau de sofrimentos que a vida lhes tem exigido:Ségolène , a preferida dos deuses,Hillary , vítima de Eolo, Suu Kyi,desafiadora do Olimpo birmanês.Confesso que Suu Kyi é a minha artista preferida no palco da vida, co-
mo já terão percebido.
Porque não grandes presidentas de república,quando já houve grandes rainhas e rainhas normais como são a maior parte dos reis? M.C.
(Adenda)
Bartolomeu: A Sra Bandaranaike foi a 1ª
chefe do governo do Sri Lanka(Ceilão); e
deves-te lembrar de Golda Meir ou de In-
dira Gandhi, ou de Benazir Bhuto,etc.M.C.
Enviar um comentário