A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

domingo, outubro 26, 2008

Cuidem-se laranjinhas ...

A novidade das eleições regionais açorianas traduziu-se no claro aproveitamento eleitoral do CDS face à acentuada descida do PSD. Na verdade, desde que Paulo Portas se apoderou do partido, já lá vão dez anos, o CDS baixava sempre os seus resultados eleitorais quer o PSD subisse ou descesse.
Estranhamente, mesmo quando as sondagens colocam o PSD em níveis próximos dos piores scores da sua história, o CDS continua numa inércia descendente, parecendo não existir transferência de votos significativa entre os dois partidos. Os desiludidos do PSD, até agora, não se sentiam atraídos para votar no partido que Paulo Portas transformou numa espécie de culto à sua pessoa.
Aparentemente, a clara subida do CDS nos Açores pode indicar uma mudança. Se suceder um processo semelhante a nível nacional, Ferreira Leite terá mais um problema que não saberá resolver.
Mas é difícil que tal aconteça. O grande problema de se fazer um partido de um homem só é que, quando as pessoas se cansam dessa figura, pouco mais há que as ligue ao que resta do partido. E, por culpa própria, Portas tornou-se na personagem mais estafada e aborrecida da política portuguesa.

Carlos Abreu Amorim, Professor universitário (dificilserliberalemportugal@gmail.com)

Sem comentários: