A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

quarta-feira, outubro 01, 2008

República Checa - Férias sem sol e bronzeadores

Acabei de passar quinze dias de férias verdadeiramente repousantes e sem o incómodo calor e consequente transpiração, que tanto aflige os dotados de tecido adiposo, em quantidades um tanto ou quanto exageradas.
Este ano resolvi ir conhecer terras de leste, em profunda mutação, aproveitando devidamente e a olhos vistos os fundos comunitários que começam a ser lá injectados, e, sinceramente, os meus
projectos não saíram mìnimamente defraudados. Gostei francamente do que vi e para aqueles que me diziam que a República Checa era apenas Praga, poderei desmenti-los e dizer-lhes que a Capital é inquestionávelmente deslumbrante sob o ponto de vista do seu património histórico - monumental, mas a privíncia possui paisagens deslumbrantes de montanhas, não muito altas, com florestas de luxuriantes arvoredos, na base das quais correm calmas linhas de água.
Na parte Oeste, zonas turísticas termais, com cadeias de hotéis dos finais do Séc.XIX, transportam-nos a esses tempos de fantasia e de bom gosto, onde todas as pessoas, que as visitam, fazendo uso de uma pequena caneca de termas, com um bico tipo pescoço de ganso, sorvem a água, recolhida da fonte sagrada, que os aliviará de todos os males.
Fábricas de porcelana , de cristais da Boémia e da Cerveja também fizeram parte do roteiro por onde passei.
Mas, sem sombra de dúvida Praga é uma maravilha.
No entanto, o que mais me impressionou foi a quantidade de pessoas que andavam nas ruas!
Para entrar no Castelo, parecia que estava no estádio de Alvalade num jogo com o Benfica. As filas eram compactas. Ao fim da tarde,"na baixa" o mesmo. Simplesmente impressionante. Turismo de massas.
Já chamam a Praga a Capital Romântica. Namorados-Aos montes! Ainda bem.
Foi bom. Recomendo a todos. Quanto a custo de vida. Um pouco mais caro que Lisboa, mas suportável.

3 comentários:

Anónimo disse...

Já nos estavas a fazer falta...mas vejo que a ausencia foi por uma boa causa!!! Agora toca a trabalhar.
Um abraço

Anónimo disse...

As famosas termas checas de que fala Kundera nos seus romances? Só conheço um pouco de Praga, que é merecedora de uma visita calma, como toda ela é, aliás.E simpática, cheia de história.

H.B. disse...

Os ricos que paguem a crise , hé, hé, h+e....