A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

segunda-feira, outubro 20, 2008

Quem dá pontapés na gramática adoece

Aprendi uma palavra nova, Lexitímia. Diz o dicionário que é uma doença do foro mental ou neurológico que torna a pessoa incapaz de reconhecer e traduzir por palavras os seus sentimentos e sensações corporais.
Explicaram-me que quando não conhecemos palavras para expressar o que sentimos, somos como um carro topo de gama mas a quem falta a caixa de velocidades: pensamos bem e depressa, mas falhamos na primeira subida.
Pior, quando não temos as tais «palavras para vestir o que sentimos (sendo que sentimos sempre melhor do que falamos), ficamos partidos ao meio». Aí o corpo revolta-se e adoecemos. Através de sintomas físicos muito concretos chama a atenção para o desfiladeiro que criámos dentro de nós.
A cura passa por ir à procura das palavras que nos faltam. Ou seja, combater a iliteracia emocional, que atinge cada vez mais gente. Se não o fizermos, chegamos à lexitímia, uma ilha de onde é difícil sair.
«Enquanto não dermos mais atenção ao português e o deixarmos para segundo plano, maiores as probabilidades de virmos a ter uma geração com grandes dificuldades psicológicas».

Porque, «quem der pontapés na gramática vai adoecer».
Destak de hoje ( excertos )

3 comentários:

DuarteO disse...

Meu caro,
Ninguém pensa bem, ninguém sente bem, ninguém se expressa bem com a barriga vazia, as contas por pagar e a ver por um canudo a casa que está (estava) a pagar a prestações!
Alguém , alguma vez, disse qualquer coisa semelhante.
Com lexitímia ou sem ela...(não é uma doença, é um sintoma!)
Claro que isto é muito básico mas é verdade!
Abraço.

Anónimo disse...

Oito décimos do mundo andaria doente! Sim, que cada língua tem a sua gramática! Que trabalheira para os restantes !!!

Anónimo disse...

..eu até já teria morrido!!!