A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

terça-feira, março 30, 2010

Só Laxismo?

Voltando ao meu passeio a Paris, faço-o, para registar um facto insólito que presenciei e que há muito tempo não assistia, neste nosso mundo de tolerância civilizada.
Em todos os locais visitados, quer fosse ao ar livre ou em pequenas salas, e os objectos de arte alvo de exposição fossem pinturas, esculturas, trabalhos em madeiras, metais ou pedras preciosas, sempre estava patente e bem visivel um aviso proibitivo a máquinas de video e fotografia.
A realidade porém era bem diferente em Versalhes, no Louvre e em Notre Dame.Toda a gente fotografava e filmava tudo o que lhe dava na gana. Nenhum funcionário ligava nada!
Nunca vi uma coisa assim! Então para que mantêm os avisos proibitivos?
Contudo, a situação era bem diferente no Sacré Coeur.
Senão vejamos: um japonês atónito e estupefacto, após subir a escadaria íngreme e entrar na nave principal da Basílica, foi "assaltado positivamente" por um francês, que gesticulando o agarrou e abanou, quando se aprestava para tirar uma fotografia.
O vigilante que tinha a função de fazer cumprir a determinação em vigôr, cumpria a sua obrigação, não estando em causa asua forma.
Gerou-se algum borborinho, momentâneamente para esclarecimentos, mas durante o tempo que por ali deambulei não vi ninguém tirar fotografias.
Que pensar de tudo isto?
Tempos de laxismo geral e um francês inconformado e saudoso dos tempos com ordem!

2 comentários:

Unknown disse...

Se calhar a culpa do "laxismo" é do Grande Líder ...

Anónimo disse...

Os avisos têm que existir, já que muita gente não sabe o porquê de não poder fazer fotos e também não seria oportuno dar as necessárias explicações. Assim, proibir é o mais prático, contando com o civismo (não com os conhecimentos) das pessoas que, nos tempos que correm está mesmo em vias de extinsão. Então, haja quem os faça cumprir, embora o desconforto para ambas as partes.
Boa noite
Fbbc