A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

sexta-feira, março 19, 2010

Marselha -Notas soltas ...

* Visitei a ilha de If e o seu castelo , onde no século XVIIII funcionava uma prisão para perigosos cadastrados. Foi ali que se passou uma boa parte dum dos filmes meu preferidos, o Conde de Monte Cristo , baseado no romance  do mesmo nome , escrito por Alexandre Dumas em 1884 . Também soube que o escritor , natural do norte de França , visitava frequentemente um amigo em Marselha ( sobrinho de Napoleão ) e lhe tinha prometido que que usaria a ilha como cenário de um romance.
O livro conta a história de um marinheiro que foi preso injustamente. Lá, conhece um clérigo de quem fica amigo. Quando o clérigo morre, ele escapa da prisão e toma posse de uma misteriosa fortuna. O marinheiro, agora em condições financeiras, pode vingar-se daqueles que o levaram à vida de prisioneiro.

* Quando se fala de Marselha , ocorrem de imediato na nossa mente os seus dois símbolos : 
- A catedral  de Nossa Senhora de La Guardia , mais conhecida como " La bonne mére "  e o "O.M", ( Olimpique de Marselha ) . Ontem por causa do Benfica passou a haver apenas " La bonne mére" . eh...eh...eh...

* À porta do hotel onde fiquei hospedado , situado na avenida principal de Marselha , passavam muitas pessoas que quando nos viam com as cores do Glorioso , nos interpelavam com grande frequência . Uma dessas pessoas , uma senhora cabo-verdiana duns 70 anos  , residente em Marselha há mais de 40 anos anos, acompanhada do marido e dum sobrinho ( irmão mais velho do Nélson Évora ) confidenciou-nos  que o Benfica iria ganhar 3-0 , pois  regressava duma visita á catedral de " Bonne Mére " , onde tinha ido pedir a nossa vitória . 
Muitos e muitos emigrantes ali residentes ( a maioria transmontanos e beirões ) falaram  com paixão de Portugal , da vontade que têm em regressar ( já reformados ) , mas que ainda não o podem fazer , porque a vida em Portugal está má e os apoios à saúde são muito melhores em França.

* Gastronómicamente  falando andei ali pelo porto de Marselha onde comi uma bela mariscada e as famosas ostras ( estavam um delícia ) . Tudo 5 estrêlas . Também por ali deambulavam muitos benfiquistas equipados a rigôr , ao gritos do SLB..SLB..SLB . Fiquei impressionado com o número elevado de emigrantes ali presentes , vindos dos mais diversos lugares ( Bruxelas , Paris , Poitiers , Luxemburgo , Dusseldorf , Barcelona e de todas as cidades mais ao sul de França ) .

* Quanto ao jogo , nem vale a pena falar ...Vós vistes melhor que eu ( TV ) mas ao vivo , observa-se toda a envolvência e dá-nos outra perspectiva. Desta fez fiquei mesmo na bancada central , mesmo ao centro ( bela foto colocou abaixo o D.O ) . Fomos roubados ao cubo pelo árbitro e quando empatámos o jogo , a maior parte dos Marselheses abandonaram o estádio , felicitando-nos com palmas , face a superioridade exibida . Por último , não se registou qualquer incidente , o que é sempre de enaltecer .

* Fiquei muito contente com os v/votos de felicidades e não posso deixar de registar um telefonema do IFT  , ( quando estava a sair do estádio ) dando-me os parabéns . Obrigado a todos e até à final em Hamburgo no dia 12 de Maio . Lá estarei ....

3 comentários:

Anónimo disse...

Uma visita completa !!!
Como hoje é o dia do pai aproveito para desejar um dia muito feliz a todos os papas !!!

Anónimo disse...

Um passeio bem aproveitado; com a vitória do glorioso, melhor ainda.Parabéns a todos os benfiquistas. M.A.A.

Anónimo disse...

Andei eu a desejar um dia mto feliz a todos os papas e não me identifiquei!!
C.