A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

quarta-feira, maio 30, 2007

Ainda não perderam o hábito...

30-04-07


Entrevista de Sócrates à agência Itar-Tass foi deturpada



O diário moscovita Izvestia publica hoje na secção «Política» uma entrevista do primeiro-ministro português à agência de informação russa Itar-Tass, onde as palavras de José Sócrates surge com um erro de tradução a favor do Kremlin.


«A Rússia é a base da estabilidade na Europa e no mundo», destaca em título o diário Izvestia.
«Nos últimos tempos, as relações entre a Rússia e a UE atravessam um período difícil. Uma das razões - tensões entre Moscovo e os países da Europa do Leste. Como Portugal pode influenciar esta situação durante a presidência?», perguntou o jornalista russo.


«A Rússia é base da estabilidade na Europa e no mundo. Ninguém o contesta. E ninguém contesta também que, como resultado do último alargamento da UE, é mais difícil de alcançar a unidade europeia em relação a Moscovo», respondeu José Sócrates responde na versão do Izvestia.


Na versão da mesma entrevista em português, distribuída aos jornalistas pelo serviço de imprensa do primeiro-ministro português, José Sócrates responde da seguinte forma à mesma pergunta: «O actual momento das relações UE-Rússia só vem comprovar o óbvio: é necessária uma evolução na parceria estratégica entre a UE e a Rússia. A Rússia é essencial para a estabilidade europeia e mundial».




2 comentários:

Anónimo disse...

Para estrangeiros, "ser essencial" ou "ser a base" não soará igual?...É só fazer os arranjos e adaptações sintácticas...A Europa não vai ler a versão portuguesa,ou vai?

Anónimo disse...

Exagerou, é certo. Contudo na conjuntura político-estratégica, é da maior relevância fomentar as relações bilaterais entre UE e Rússia para alcançar a desejada estabilidade.