A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

quinta-feira, maio 03, 2007

Cartas do Capitão ..

Somos o que somos! Somos parte da herança genética e das variadas circunstâncias decorrentes da família onde crescemos, da forma como fomos educados e por quem, do momento em que formámos a personalidade, de amores e desamores, das companhias que escolhemos para amigos e também daqueles a quem confiámos os nossos segredos, entre outros variados e dispares factores.
Agora já é tarde para mudar. A maior parte do caminho já foi andado, e a andar, porque "caminante, no hay camino"como disse o grande Poeta, Manuel Machado.
Muito mais do que mudar penso ser mais importante manter o rumo. Sermos iguais a nós próprios, sem tergiversações ou cedências, sejam elas de natureza espiritual ou simplesmente prosaicas, gregárias ou afectivas.
Escolhemos o grupo onde nos sentimos bem inseridos e os ideais que julgámos certos. Se depois nos tornamos teimosos, maniqueístas e intolerantes, é fruto da nossa condição humana. E então julgamos, rotulamos e depois condenamos sem cuidar de ouvir a outra parte.
Mas não é isso que importa. Na diversidade de quem aqui escreve e opina haverá por certo divergências. Mesmo desencontros. Há, porém um denominador comum que vem dos bancos das escolas, dos sobressaltos da vida ou das tarimbas da tropa: - a amizade!
Por isso é bom parar aqui. Mesmo um qualquer forasteiro, como eu, aqui se sente bem. Tal como eu, provam-no quantos por aqui passam e se detêm. Vendo bem, são aos milhares em tão pouco tempo. Tal não é mérito de ninguém porque todos são causa e efeito ao mesmo tempo.
Há, porém, um que teve a ideia e abriu a porta. Esse foi o meu AMIGO Hélder Barreira, meu camarada na guerra, meu amigo de peito, transmontano de origem e beirão por opção, generoso, teimoso e do Benfica!
De facto, ninguém é perfeito..

Posted by João Sena

3 comentários:

Anónimo disse...

Diz-se, pelo menos nos nossos lados, que o amigo do nosso amigo, nosso amigo é.E como "De facto, ninguém é perfeito", estou de acordo com o que diz, sendo que não ser do benfica( a letra pequena é camuflagem)é mais virtude que defeito , mais conforme com o país : promete,promete mas fica-se por aí - desde que chegou ao Japão ou talvez á Austrália!...

Anónimo disse...

Mas também é bom não esquecer que ser " benfiquista" (com letra pequena sim senhor pois não temos sangue azul)é um estado de alma geuinamente português(somos 6 milhões por muito que custe a certas elites!)e popular.Não sou fundamentalista ao ponto de afirmar que "quem não é do benfica não é bom chefe de família"mas que "quando perde o benfica não quero jantar"(como diz o famoso hino)é uma verdade para mim quase absoluta!!!

Anónimo disse...

Na crónica mostrou ser bom escritor
e bom observador.
Agradecemos a colaboração dada
ao nosso blog.
A palavra de ordem é .. continuar
OLD