A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

segunda-feira, maio 21, 2007

Presença Militar na Língua Portuguesa(10)

(Continuação)
Ir às sortes - Ficar livre do serviço militar.
Quando o número de indivíduos apurados , após a inspecção médica, para cumprir o serviço militar, era demasiado, em função das necessidades estipuladas para aquele ano, iam tirar um número de um recipiente.
Por isso, se dizia "ir às sortes", visto que poderia ou não ter a sorte de ficar dispensado de cumprir
o serviço militar, apenas tirando um número alto no sorteio feito na altura.
Ir para o maneta - Morrer, é o significado desta expressão hoje em dia.
"Maneta" foi a alcunha com que ficou conhecido pelo povo português o General Francês Loison, paticipante das 3 invasões franceses e que não possuia um braço.
Aquando da primeira invasão, em 1808, as tropas francesas ocuparam todo o País. Mas a actuação deste General foi de tal forma violenta que o seu nome ficou tristemente célebre, pois fuzilou a torto e a direito quem lhe apeteceu, ficando tal procedimento na memória do povo. Assim, quando alguém era chamado à sua presença , para ser interrogado, dizia-se dessa pessoa" Lá vai para o maneta".
Levar a carta a Garcia - Em prega-se esta expressão como sinónimo de alguem que cumpre cabalmente a sua missão.
Quando se iniciou a guerra hispano-americana, em 1898, em que a Espanha perdeu Cuba e, posteriormente, as Filipinas para os EUA, foi necessário, por parte do Presidente deste país, entrar, rapidamente, em comunicação com o chefe dos insurrectos cubanos(General Garcia) para assegurar, com a maior urgência a sua colaboração.
No entanto, o General Garcia encontrava-se nas montanhas de Cuba, mas pouca gente sabia onde. Como proceder?
Alguem sabedor do caso disse ao Presidente conhecer um homem,de nome Rowan, que talvez fosse capaz de encontrar Garcia. Chamado à sua presença, o Presidente deu-lhe uma "carta, que deveria entregar a Garcia". Rowan pegou na carta, guardou-a numa bolsa impermeável e nada disse.Passados dias, entregava a carta ao General Garcia.
A característica especial deste mensageiro foi ter cumprido uma missão que parecia impossivel à primeira vista sem ter perguntado fosse o que fosse acerca do que devia fazer, como fazer ou quando fazer.
(Continua)

Sem comentários: