A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

terça-feira, maio 01, 2007

Presença Militar na Língua Portuguesa (7)

( Continuação )
Embandeirar em arco - Festejar ruidosamente.
Na Marinha, diz-se quando se passa um cabo com bandeiras da popa aos mastros e daqui ao bico da proa, em alturas festivas.
Entre a espada e a parede - Expressão de origem militar, é hoje empregue pelo povo, com o significado de "estar numa posiçãodelicada, com poucas possibilidades de escapar".
Entre mortos e feridos alguém há-de escapar - Frase muito vulgar que pretende significar que, por maior que seja a desgraça, há sempre "uma esperança de escapar com vida".
Tal asserção tem origem na guerra.
Etapa - Antiga designação da ração diária distribuída aos soldados, em marcha ou em campanha.
Hoje diz-se a respeito de uma parte de um dado percurso, efectuado durante um dia ou parte deste, seja qual fôr o meio de transporte utilizado.
Fazer o pé-de-alferes - Esta expressão, que é bastante utilizada pelo povo, significa"arrastar a asa a uma rapariga","namoriscar", hábito dos jovens oficiais dos Regimentos.
Feijão artilheiro - Feijão encarnado.
Assim denominado pelas perturbações intestinais que origina.
Ficar a ver navios - Expressão derivada da gíria naval que significa "não conseguir fazer o que se queria".Deriva, do ficar em terra, por não conseguir apanhar nenhum navio.
Figura de proa - Expressão muito vulgar que exprime a importância de uma pessoa.
Esta forma de dizer tem íntimas conotações com "proa", que é, como se sabe, a parte da frente dos navios onde, estava fixa uma figura de grande relevo.
(Continua)

3 comentários:

Anónimo disse...

Isaías,
Eu, que me interesso muito por questões da Língua Portuguesa, tenho apreciado bastante os teus contributos e aprendido várias coisas, que vou anotando. É tudo sabedoria própria ou tens alguma fonte específica? Fico à espera com curiosidade dos próximos contributos.

Um abraço

Lena Pires

Anónimo disse...

Amiga Lena:
Conforme escrevi no primeiro artigo vou-me baseando numpequeno opúsculo editado pelo Minisrério da Defesa, há um bom par de anos.
Com um abraço do Isaías.

H.B. disse...

Essa de "fazer o pé-de-alferes"é que eu adorei . Um grande abraço