Peguemos no exemplo do Colégio São João de Brito. Este estabelecimento, que há mais de seis anos que não sai dos cinco primeiros lugares do ranking, pertence à Companhia de Jesus. A Companhia de Jesus tem mais dois colégios e afirma que a qualidade educativa e formação de professores são idênticas em todas as escolas. A diferença é que o Instituto Nun´Álvares, em Santo Tirso, e o Colégio da Imaculada Conceição, em Cernache, Coimbra, têm um contrato de associação com o Estado que os obriga a aceitar alunos de todos os estratos sociais. Se a única diferença é o meio social e a localização mais periférica, vale a pena comparar os seus resultados. O Colégio São João de Brito aparece em quarto lugar no ranking, o Colégio da Imaculada Conceição em 75.º e o Instituto Nun´Álvares em 161.º lugar. Não se pense que é um resultado fortuito. É assim desde sempre. O ano passado o São João de Brito ficou em 3.º, o Nun´Álvares ficou em 177.º e a Imaculada Conceição em 91º.
in Arrastão
3 comentários:
Não se pode comparar o incomparável!
A literacia dos pais reflecte-se nos filhos, quem paga mensalidades equivalentes ao ordenado mínimo nacional pode dar aos filhos todo o apoio directo e indirecto que o dinheiro paga!
Abraço
Claro que ainda há outras variantes...
Aguardo com alguma expectativa a publicação do ranking das escolas no Público de 2ª-feira!!! E as respostas que apresentarão a várias das questões que enformam o documento.
Enviar um comentário