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terça-feira, março 02, 2010

As esperas ...

Neste século tenho frequentado com demasiada assiduidade alguns hospitais públicos , privados  , consultórios médicos e tenho verificado coisas interessantes , nomeadamente como se fazem as marcações das consultas e depois o tempo de espera nos respectivos locais .
Em regra nos públicos marcam as consultas todas para a mesma hora , nos privados e nos consultórios para uma hora determinada . No público , a 1ª vez que me aconteceu compareci cerca de 10 minutos antes , fiz a devida inscrição e aguardei , aguardei , aguardei até que passado 1 hora e picos perguntei a razão de tal demora , tendo-me sido respondido que a chamada era por ordem de chegada e como eu fui o último ainda demorava um bom bocado mais . Fiquei furioso , mas que remédio tive senão esperar atá quase às 5 da tarde .
Nos privados marcam efectivamente para uma hora determinada , mas também tem que se esperar e muito . Lembro-me há tempos que no Hospital Inglês em Lisboa tinha uma consulta às 17 horas e depois ía ver um jogo do Benfica às 19h45. Azar dos azares , a consulta foi  às 19 e  médica ( velha conhecida ) apercebeu-se do meu nervosismo e a consulta foi muito à pressa , quase não existiu.
Porquê é que isto acontece ? Porque não serão obrigados a facilitar a vida aos utentes ? Como melhora?
Responda quem souber ...

4 comentários:

DuarteO disse...

Isto pode acontecer por várias razões:
1 - falta de profissionalismo dos serviços.
2 - atraso dos médicos (frequente).
3 - as consultas não são rígidas, podem demorar mais do que o previsto.
4 - outros imponderáveis.

mc disse...

Tem havido , no hospital a que vou com regularidade anual, alguma melhoria na área de marcação discriminada dos tempos de consulta e sua observância,que é eficaz nuns Serviços e não tanto noutros. A juntar às causas referidas atrás pelo DO, há que somar a muita rotina acumulada nas instituições e até nos profissionais.E também há muita mais procura, quer no público quer no privado.

Anónimo disse...

Há algumas questões internas que se acredita poderem ser resolvidas, dificultando a vida aos utentes (doentes). Alguém há-de perder a paciência e protestar.Eu até escrevo no livro das reclamações, até me respondem com justificações e pedidos de desculpa mas as melhorias... hão-de aparecer, acredito. Mais uma vez tenhamos paciência, mas reclamemos, se acreditamos que pode funcionar. Nunca me esqueço que "sou do tempo" em que reclamar...ai, ai! Agora é uma ferramenta. Haja quem bem a use.
Fbbc

Anónimo disse...

Sou uma " sortuda "... Conheço vários hospitais, clínicas etc. e sempre com bom tratamento , óptimos serviços, óptimas instalações. Não tenho razão de queixa, até este momento. De qualquer modo, haja saúde. M.A.A.