A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

terça-feira, março 02, 2010

Em França: profissionalismo!

Diz Francisco Seixas da Costa, Embaixador em Paris, no seu blogue:

"Impressiona-me imenso a incapacidade dos canais televisivos portugueses para limitar a extensão dos seus telejornais. Não sei o que se passa na generalidade dos países do mundo, mas, em todos quantos vivi, os períodos noticiosos das televisões de referência têm sempre uma duração bem limitada, raramente excedendo os 30 minutos.
...
Este meu comentário vem a propósito do profissionalismo com que ontem vi tratada, ao longo do dia, na televisão francesa, a imensa tragédia provocada pela tempestade, que aqui causou largas dezenas de vítimas. Cada telejornal dos principais canais da televisão francesa, públicos e privados, não alterou o seu formato de meia-hora, tendo, no entanto, tratado o assunto com profundidade, em peças curtas, com notas humanas, diretos breves e concisos, opiniões de especialistas e - muito importante! - com escassíssimas e muito curtas declarações de entidades oficiais. Tudo isto sem deixar de referir outros temas da actualidade francesa e mundial. E, repito, apenas em 30 minutos. "

Nota - vale a pena ler todo o post!

6 comentários:

Anónimo disse...

Concordo em absoluto!
Abraço
JS

mc disse...

Quem sabe, faz bem.
E o autor,que cresceu à sombra do Marão, sabe reconhecer o valor do tempo. Aqui é tudo rico e perdulário!!!

Anónimo disse...

Na verdade em França, os noticiàrios são curtos, os assuntos essencialmente nacionais e nada de futebol !!!
Mas estarão os portugueses preparados para ouvir noticiàrios sem relatos futebolisticos ??
Não creio !!!!
C.

Anónimo disse...

Era bom que em Portugal os jornalistas adoptassem o mesmo critério, não teriam tempo para transmitir tanta coscuvilhice absolutamente dispensável...
Urze dos Montes

Anónimo disse...

Vemos , aqui na região, os noticiários dos vários canais de Espanha.Aprecio a TVE 1...Salvo assuntos de impacto mundial , primeiro notícias de Espanha, depois do resto do mundo e por fim desporto.Nunca ouvi notícias do " diz que disse ", nem tratar os órgãos de soberania com falta de dignidade.M.A.A.

Anónimo disse...

Inteiramente de acordo, M.A.A., alguns jornalistas nem ética nem excelência profissional têm, mas, arvoram-se nos melhores do mundo, será que é para disfarçar a sua vacuidade e má qualidade?
Urze dos Montes