A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

sábado, abril 19, 2008

CRÓNICA DE SEXTA-FEIRA (54ª)

A última e a próxima

Nesta última semana tivemos três acontecimentos marcantes nas esferas, política e desportiva: 1) Alberto João Jardim, Presidente da Região Autónoma da Madeira, centralizou todas as atenções em mais uma polémica à lá Jardim; 2) Luís Filipe Menezes demitiu-se da liderança do PPD/PSD; 3) o Benfica perdeu a oportunidade de salvar a deplorável época 2007/2008.
1) Alberto João Jardim, senhor absoluto da Madeira desde 1978, impediu que o Presidente da República de discursar na Assembleia Legislativa Regional que não é mais do que órgão de cúpula da organização política da região. Este facto revela e enaltece o carácter grosseiro do líder madeirense numa típica exaltação da afirmação: “eu posso, quero e mando”. Por outro lado, o Presidente da República, como já vai sendo frequente, foi excessivamente condescendente e transigente para com atitudes de um ditador disfarçado com a capa da democracia pluralista. Não compreendo a posição do Chefe de Estado, mas parece-me já insuportável a desmesura de cuidados e cuidadinhos e especialmente com o “não falar”, o “não pronunciar”, o “não ser o momento oportuno”. Provavelmente teremos um Presidente mais ríspido no 2º mandato, pois aí sabe que não terá de se sujeitar a mais um escrutínio.
2) Luís Filipe Menezes tomou a já esperada decisão. Apenas um comentário: a política portuguesa é o túmulo da vergonha. Se alguma vez, ingressar na política, aí será, como disse o rei D. Carlos, “a minha sentença de morte”.
3) O Benfica perdeu com os lagartos. Valeu-me o jantar com o meu Tio no restaurante “Catedral” no Estádio da Luz. Ementa: tremoços, pão, manteiga, açorda de gambas, prego (para Hélder), sopa (para mim) e cafés. Resultado desportivo: infeliz.
Na próxima semana, quarta-feira vou ser recebido pelo Presidente da Assembleia da República, Dr. Jaime Gama, no âmbito de uma visita de estudo da cadeira de Direito Constitucional, no mesmo dia em que será aprovado o Tratado de Lisboa. Portanto será o acontecimento político da semana.

By Afonso Leitão

2 comentários:

Anónimo disse...

Pois meu caro Afonso, a semana ainda não lhe decorreu muito mal.
Um jantarão de marisco etc. já não
é para os portugueses ,que cumprem
intransigentemente as directivas
emanadas pelo actual governo português,sendo no caso o apertar dos cintos.O seu tio não está mais
magro...
Quanto ao caso da Madeira e a demissão do Dr. Meneses,deixe para
lá.Quanto ao jogo de futebol esteve
bom.
O mais positivo de tudo o que escreveu no seu artigo, é que vai
pisar os corredores da A.R.É assim
que se começa...muito bem gostei.
Felicidades uma boa semana e diga
ao seu tio que não abuse dessas
mariscadas.Ele antigamente gostava
muito dos bolos "hungaros".Vale que
agora não tem falado neles,pois então ficava redondo.
Um abraço para si e seu tio.
Bartolomeu

Rosa dos Ventos disse...

Os lagartos ganharam muito bem...
O pior foi terem perdido em Leiria com um clube condenado a descer de divisão!
Seguramente, caro Átila, os nossos clubes andam de rastos! :-((

Abraço