A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

terça-feira, setembro 09, 2008

A rapariga que inventou um sonho


"Quando fechei os olhos, senti o cheiro do vento. Uma aragem de Maio, inchada como uma peça de fruta, com a parte de fora áspera e o interior doce e carnudo, a rebentar de sementes. A polpa aberta e escancarada aos elementos da natureza, libertando as suas sementes de encontro à pele dos meus braços e deixando ficar no ar um ténue rasto de dor. ..."

Haruki Murakami
in a Rapariga que inventou um sonho
Ed. Casa das Letras


Diz Haruki Murakami, na Introdução à edição inglesa, também traduzida na edição portuguesa:

"Para dizer o que tenho a dizer nos termos mais simples possíveis, escrever romances representa para mim um desafio, escrever contos, um prazer. Se o acto de escrever um romance é como plantar uma floresta, escrever contos assemelha-se a plantar um jardim.Os dois processos completam-se, criando um paisagem envolvente que me é muito querida.
A folhagem verde das árvores projecta sobre a terra uma agradável e deleitosa sombra, e o vento faz estremecer as folhas, que por vezes reflectem um brilho dourado. Num jardim, nascem flores em botão e as suas pétalas coloridas atraem as abelhas e as borboletas, fazendo-nos recordar a subtil transição de uma estação para a outra. ... "

Conjunto de contos em que Haruki Murakami nos mostra o Japão moderno em conflito, sem no entanto perder as raízes da sua cultura ancestral.

2 comentários:

Rosa dos Ventos disse...

Eu gosto de contos!
Quando terminar os dois livros que ando a ler, talvez experimente esse!

Abraço

Anónimo disse...

O trecho retirado da introdução é uma excelente ajuda à compreensão da distinção entre romance e conto, que é uma tortura para estudantes de teoria literária - a floresta e o jardim, sendo que se trata de um jardim japonês,claro.