A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

domingo, agosto 10, 2008

Guerra na Ossétia do Sul!

Depois de, na sexta-feira, a Geórgia ter lançado uma ofensiva militar na região separatista da Ossétia do Sul e da posterior invasão das tropas russas, ontem intensificaram-se os combates pelo controlo da região, reclamada por Tbilissi. Moscovo garante ter expulsado as forças georgianas da capital da Ossétia do Sul, Tskhinvali, o que Tbilissi nega. Caças russos bombardearam importantes posições da Geórgia, incluindo um oleoduto que fornece o Ocidente, mas, segundo a Geórgia, erraram o alvo. A aviação russa bombardeou também a cidade de Gori, atingindo uma zona residenciale matando pelo menos cinco civis, o que levou os EUA a acusarem Moscovo de usar "força desproporcionada".

A Rússia avança com um balanço de pelo menos dois mil civis mortos em Tskhinvali. Já a Geórgia afirma que os combates provocaram pelo menos 129 baixas, entre militares e civis. Há ainda registo de pelo menos trinta mil refugiados.

in Correio da Manhã

4 comentários:

Anónimo disse...

Barbaridades!

Anónimo disse...

Mais uma guerra que assistimos em directo. Os actores e factores são genericamente os mesmos do costume: EUA e exURSS, devido ao petróleo, poder, ganancia e influencia geoestratégica.

IFFT disse...

Não esqueçam o outro actor principal, que é o primeiro ministro da Geórgia que foi quem lançou a 1ª pedra e a seguir pediu ajuda ao Mundo Ocidental, armado em anjinho.

Anónimo disse...

Exactamente, se a Geórgia se ve integrado na NATO e na UE nem acredita.
Mas possivelemente neste exacto momento a entrada na NATO era a sua salvação.