A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

sexta-feira, agosto 22, 2008

CRÓNICA DE SEXTA FEIRA (62ª)

Campeonato 2008/2009: o ano do Benfica?

Hoje inicia-se mais uma temporada do principal escalão do futebol português. Como vai sendo habitual temos os três crónicos candidatos ao título: Benfica, Porto e Sporting.
Mas sejamos honestos: o favorito é o clube da invicta, por várias razões. Em primeiro lugar, é o actual detentor do título nacional, e bem sabemos que nos últimos anos tem apresentado um paradigma desportivo de alta qualidade competitiva, e sobretudo tem patenteado regularidade seja nas conquistas, ou nos resultados ou no equilíbrio entre contratações e transferências de jogadores. Contudo bem sabemos, pela História, que todos os totalitarismos tiveram o seu auge, e posteriormente entraram em colapso.
O Sporting tem, em abono da verdade, conquistado alguns títulos, que é o que se exige a uma equipa. Por outro lado, o facto do treinador e alguns jogadores nucleares se manterem no clube, isso evita que existam alterações bruscas, época após época, no seu modelo de jogo.
O Benfica levou uma revolucionária transformação. Seja na defesa, meio-campo (sobretudo), ataque e na equipa técnica. É um novo Benfica erigido à imagem e sob o impulso de Rui Costa, que demonstrou, especialmente na fase terminal da pré-época, qualidade, competitividade e valor. Neste momento o projecto de Rui Costa atravessa uma fase de entusiasmo crescente. Mas se os resultados e os títulos não aparecem, já esta época, aí possivelmente cairá na desgraça.
Em suma, prevejo um campeonato totalmente diferente do anterior. Naturalmente já conhecem as minhas preferências, mas vamos aguardar pela classificação final para depois tirarmos as nossas percepções, pois “prognósticos só no final”.

By Afonso Leitão

1 comentário:

Anónimo disse...

Meu estimado amigo Afonso.
Favoritos só no fim.
O que é preciso é manter uma regularidade de exibições e vitórias.
O resto a seu tempo.
Hoje é feriado em Bragança.
Um abraço.
Bartolomeu