A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

quinta-feira, agosto 14, 2008

A Raínha das Armas

Comemora-se hoje o Dia da Infantaria.
Dia grande para todos os que abraçaram a Carreira das Armas , naquela que é considerada a sua raínha - a INFANTARIA. E raínha porquê ?
Porque é ela que consubstacia a tomada, a conquista ou a posse do terreno!
É quando o Infante se mistura com a lama, rasteja na areia do deserto, se confunde com as lianas da selva, atravessa as águas gélidas de um rio e avança numa montanha escarpada, ele está a materializar a presença efectiva de um poder num determinado lugar. Poderão elementos doutros Ramos das Forças Armadas (Marinha e Força Aérea) e mesmo doutras Armas do Exército, terem feito incursões nos mesmos teatros de operações, só após a Infantaria chegar e se instalar, é que se poderá dizer a quem os mesmos pertencem.
Em Portugal comemora-se no mesmo dia da Batalha de Aljubarrota e do seu Patrono, D. Nuno Álvares Pereira.
As principais cerimónias são levadas a cabo em Mafra, onde está sediada a Escola Prática de Infantaria, tão mal querida por tanta gente, mas a quem tanta gente deve, no que se refere à sua formação e criação de valores e princípios.
No que a mim me toca , muita coisa lá aprendi...que me serviu para toda a vida!
Viva a Infantaria! E todos os Infantes!

3 comentários:

Anónimo disse...

Não sou militar e até tenho alguma distanciação em relação a eles.
Mas onde assentei praça foi pecisamente na EPI, ou como nós dizíamos - Entrada Para o Inferno-.
Fiquei marcado por aquela casa. Passei lá bons e maus momentos. Ainda hoje dá para recordar...
Viva a Infantaria, apesar de tudo.

H.B. disse...

Grande amigo IFT : louvo o teu sentido de militar brioso e competente , como atesta toda a tua brilhante carreira, parabéns.
Mas como dizes e bem , há quem goste e quem não goste , tem que haver gostos para tudo ....
Viva a Cavalaria !!!
Um grande abraço

Anónimo disse...

Apesar de uma passagem ligeira,seis meses, que me parece- ram longos, fiquei sempre na memória com o dia 14 de Agosto dia da Infantaria.
Muito bem Isaías.
Já há tempos que eu enviei um artigo e foi postado - Tiulo vamos
recordar Mafra.
Ficou muito por contar.
Mesmo milicianos foi um momento
da história pessoal de cada um de
nós.Voltaremos.
Um abraço BV.